POR FELIPE MELO
Um investimento é sempre arriscado, seja ele qual for. Uma casa, um carro, um novo aparelho. Nunca saberemos de fato qual será o retorno, que pode ser positivo ou negativo e em diferentes graus. Dessa forma, investir é tomar decisões baseadas no estudo e na cautela, aliando ambos no objetivo de ser cada vez mais assertivo e consciente. Esse fundamento se aplica a outras investidas, principalmente quando a pauta em questão é sobre o empreendedorismo, área que vem se consolidando pouco a pouco no mundo contemporâneo e que merece atenção.
Empreender no Brasil não é fácil. São muitos fatores que impedem o crescimento de empreendedores em um país no qual atuar no ramo é o terceiro maior sonho do brasileiro, segundo o Global Entrepreneurship Monitor, publicado no ano de 2021. Desde impostos a dificuldades para obtenção de créditos, desafios aparecem no caminho de quem tenta trilhar nessa esfera, como também a necessidade de existir um capital de giro para manter a empresa ou negócio ativo, além da falta de preparo e incentivo, sendo esse um dos mais cruciais e determinantes para que um planejamento não dê certo.
Os desafios se estendem para quaisquer eixos dentro do empreendedorismo, inclusive para a saúde, que requer, além de saber como manter seu negócio, entender de que existe um lado de extrema importância e que, às vezes, passa despercebido pelos empreendedores da área: o humano. Compreender que o paciente é uma pessoa que, naquele momento, necessita da atenção de um profissional é fator primordial, haja vista há quem os enxerguem como um simples produto, esquecendo-se de aplicar uma característica imprescindível em um atendimento, como o cuidado. Para que esse fator seja devidamente entregue, o estudo, a experiência e o aprendizado do profissional são essenciais para a evolução dele no meio.
Explorar e conhecer a sua área de atuação e especialidade também são importantes na caminhada para o sucesso para empreender na saúde. Não é saudável -tanto para o paciente, quanto para o profissional- exercer diversas frentes de atuação, mas sem poder entregar o melhor para aquele que busca por ajuda. O empreendedor deve captar que a relação entre ele e seu cliente é fundamental para sua ascensão. Uma pessoa que “compra” o que é ofertado, gera outra pessoa que irá adquirir seu produto, porque, caso satisfeito, irá espalhar para conhecidos, familiares, amigos, entre outros. Logo, deve-se perceber que o profissional está disponibilizando um tratamento, não apenas um procedimento, o que necessita de um olhar carinhoso.
Assimilar que a construção de um bom legado gira em torno do desenvolvimento de um trabalho sólido, é indispensável para a pavimentação de um bom negócio, onde o lucro é consequência do bom serviço prestado. O trabalho feito da maneira correta e atenciosa, produz trocas de grande importância para o progresso de uma empresa, independente do seu segmento.
Dr. Felipe Melo, especialista em dentística e reabilitação oral e CEO da The Concept Clinic