
Iniciativa ocorreu durante encontro do grupo, em Cuiabá, e visa ao desenvolvimento dos estados e do DF
Foi assinado, nesta sexta-feira (7), acordo de cooperação entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal, visando à formatação de modelo institucional de cooperação interfederativa. O objetivo é o planejamento e a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil Central.
A ação ocorreu na manhã de hoje, no Palácio Paiaguás, sede do Executivo mato-grossense, em Cuiabá, durante o segundo encontro do Fórum dos Governadores do Brasil Central. “Tenho a convicção de que, unidos, nós poderemos muito mais”, afirmou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Temos que inaugurar uma nova forma de desenvolvimento, que abandone a guerra fiscal e a disputa entre as unidades federativas.”
O modelo institucional a ser criado deverá contemplar, entre outros temas, ações prioritárias nas áreas de educação, agropecuária, logística, indústria, empreendedorismo e ciência, tecnologia e inovação. O próximo encontro do fórum será em 11 de setembro, no Tocantins. Antes, secretários de Planejamento, equipes técnicas e procuradores de Justiça dos estados e do DF vão concluir o documento norteador da entidade a ser criada para fomentar o desenvolvimento.
O fórum foi criado em 3 de julho e é composto também pelos governadores de Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Tocantins, Marcelo Miranda; de Rondônia, Confúcio Moura; e pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger.
Também estiveram presentes a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão de Brasília, Leany Lemos, e a presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão (PDT), além dos secretários de planejamento das demais unidades da Federação e de representantes das assembleias legislativas. (Da Agência Brasília)