Samu terá mais cinco novas bases no Distrito Federal até julho

Mais em

Cobertura do serviço de emergência será ampliado e modernizado; projeto beneficia regiões de Sobradinho, Riacho Fundo II, Plano Piloto, Ceilândia e Guará

O projeto de ampliação e modernização das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu) está dando mais um passo. Nesta semana, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (6) a Portaria nº 17 que descentraliza o orçamento para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com o objetivo de construir cinco novas bases. A expectativa é de que o processo licitatório ocorra até julho de 2025, com início imediato das obras.

Iniciado em 2016, o projeto tem como meta construir e reestruturar 12 bases em todo o DF para melhorar a cobertura territorial e qualificar ainda mais os serviços de urgência prestados à população. As cinco bases que tiveram os recursos destinados estão localizadas nas regiões de Sobradinho, Riacho Fundo II, Plano Piloto, Ceilândia e Guará.

“A proposta enfrentou diversos desafios ao longo dos anos, incluindo mudanças nas normas técnicas, especialmente no período pós-pandemia e a necessidade de revisão da forma de contratação das obras”, afirmou o diretor do serviço do DF, Victor Arimatea. Porém, com o cronograma retomado, a previsão de início das obras é para este ano, por meio de recursos federais e da Secretaria de Saúde (SESDF).

“Além da ampliação da cobertura, a reestruturação das bases do Samu busca também atender aos critérios de qualificação exigidos pelo Ministério da Saúde, permitindo o credenciamento da rede em níveis mais elevados e acesso a novos repasses federais”, completou.

Últimas Notícias