Saiba como identificar a qualidade de um açaí

Cor, sabor e textura são aspectos importantes para se observar a qualidade do açaí, mas outras atenções são necessárias

Fruta típica da região amazônica, nos últimos anos o açaí se popularizou e ganhou muitos apreciadores em todo o país. Como consequência, estabelecimentos de venda do produto se multiplicaram em vários estados e passaram a levantar preocupação sobre sua procedência e qualidade. Assim, do consumidor, vem a pergunta: é possível identificar a qualidade do açaí? A resposta é sim.

Três fatores são importantes para isso: cor, sabor e textura. A cor deve ser um roxo vivo. O sabor é forte e característico, mas não deve ser adstringente. Na textura, deve-se observar uma grande quantidade de partículas sólidas. Além disso, quando servido, o açaí não deve se liquefazer de maneira rápida. Se isso ocorrer, é sinal de que houve acréscimo de água na polpa acima do normal. A presença de partículas sólidas, por sinal, é um dos critérios utilizado pelo Ministério da Agricultura para classificar a polpa do fruto em especial, média e popular, sendo a especial de melhor qualidade.

Sobre a tonalidade, Odilon Moura, gerente de franquias da Fast Açaí, adverte que o consumidor deve desconfiar de produtos de açaí de cor marrom. “Essa tonalidade indica alto grau de oxidação da polpa e, consequentemente, a perda de muitos benefícios originais do fruto.”, explica. No entanto, a cor roxa também não é um indicativo seguro. “Alguns estabelecimentos usam corantes artificiais para mascarar a baixa qualidade do açaí, o que o torna também prejudicial à saúde”, alerta o gerente.

Segundo Odilon, todos esses fatores são importantes, mas devem estar associados outro tipo de atenção. “É essencial procurar um açaí com marca de garantia de qualidade, como o Selo do Alimento Confiável (SIAEG). Este selo é a garantia de que todo o processo de beneficiamento do produto foi feito sob um rígido controle de segurança alimentar e de qualidade”, destaca o profissional.

Já as empresas e os vendedores de açaí devem se atentar também a aspectos importantes, como a origem da matéria-prima. “Nós só compramos matéria prima de fornecedores homologados, que passam por um rigoroso processo de controle de qualidade e segurança. É essencial priorizar isso”, conta Odilon, ao destacar que também não trabalha com adição de corantes artificiais, como o caramelo IV, ou mesmo conservantes.

Últimas Notícias