REVISTA JUSTIÇA & CIDADANIA TRAZ ARTIGOS COM MULHERES JURISTAS

Mais em

Leia o Livro

COMPRAR

Edição em homenagem ao mês da Mulher

A Revista Justiça & Cidadania traz em março artigos com mulheres juristas, em homenagem ao Mês da Mulher. Destaque na capa para a entrevista com a desembargadora Federal Mônica Sifuentes, que aceitou o desafio de presidir o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (Minas Gerais), o mais novo do Brasil. Na conversa, a magistrada faz um balanço dos primeiros passos da corte e fala sobre os planos para fazer do TRF6 uma corte ágil e inovadora.

Na seção Justa, a juíza auxiliar da Presidência do CNJ e desembargadora do TRT4 Tânia Reckziegel fala sobre o primeiro ano de trabalho à frente da Ouvidoria Nacional da Mulher. Ela destaca a criação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero e defende ações objetivas para promover o maior acesso das mulheres aos órgãos de cúpula e direção do Poder Judiciário.

Ainda sobre o tema da igualdade de gênero, a edição conta com a colaboração de artigos da presidente da Ajufesp, a desembargadora federal Marcelle Ragazoni, da presidente da Apamagis, a juíza Vanessa Mateus, e da coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher da Anadep, a defensora Pública Juliana Abdel. A secretária-geral da OAB, Sayury Otoni, a secretária-geral Adjunta, Milena Gama, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, também participam com artigo coletivo sobre o trabalho pela igualdade de gênero na advocacia.

Assuntos como trabalho híbrido, criação das federações partidárias, advocacia corporativa, cooperação judiciária e acesso ao direito recuperacional são analisados em artigos contundentes por advogadas de diversas áreas do Direito. Vale conferir!

Completam a edição reportagens sobre as propostas em tramitação no Congresso Nacional para alterar o modelo de indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal; sobre a regulamentação do novo instituto processual da Relevância da Questão Federal, que promete possibilitar que o Superior Tribunal de Justiça assuma sua missão constitucional de “corte de precedentes”; e sobre o I Concurso de Artigos Científicos da Revista JC, que tem como tema relação entre o personagem Dom Quixote e o conceito de Justiça.

Últimas Notícias