Rede Sustentabilidade realiza 1ª Convenção Regional no DF

Mais em

Convenção Rede

Durante o encontro, foram escolhidos os integrantes do Elo Distrital, do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal, além dos delegados para a convenção nacional

A 1º Convenção Regional da Rede Sustentabilidade no Distrito Federal aconteceu neste domingo (22), no auditório da Câmara Legislativa. Com a presença da ex-senadora Marina Silva, os delegados e observadores passaram o dia debatendo o cenário político local e nacional. A Rede apresentou uma agenda estratégica para o Distrito Federal.

A abertura da Convenção Regional da Rede foi feita pelo porta voz nacional Pedro Ivo. Logo no início, foi houve um minuto de silêncio em homenagem a procuradora do Ministério Público, Juliana Santili, falecida na semana passada.

A convenção também marcou a escolha dos membros titulares e suplentes do Elo Distrital, os integrantes do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal, além dos delegados para a convenção nacional que acontece em Brasília, em março de 2016. Todas as escolhas foram por consenso.

Além de Marina, participaram da mesa de abertura da convenção os deputados Chico Leite (Líder da bancada da Rede no DF), Luzia de Paula e Cláudio Abrantes, além dos porta-vozes da Rede, João Suender, Gabriela Batista, Jane Vilas Boas e o secretário de Meio Ambiente, André Lima. Como convidados, estiveram presentes o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o deputado professor Reginaldo Veras (PDT) e o secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

O líder da Rede, deputado Chico Leite, defendeu a importância da construção de uma nova política no país e falou sobre o desafio que deverá ser enfrentado para a construção de um Brasil correto, com ética na política e proteção ao patrimônio público sem perder o que já foi conquistado. “A Rede é uma esperança de uma nova maneira de fazer política e a possibilidade de sonhar de novo. A Rede tem um projeto para o Brasil e para o Distrito Federal”, afirmou.

Marina Silva fez uma análise do atual cenário político vivido no país, com críticas ao governo federal e ao descaso com a tragédia de Mariana (MG). Marina falou também sobre o papel da Rede em tornar o DF mais sustentável por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e com o trabalho dos deputados. “A Rede precisa ajudar a atualizar a política, dentro de uma visão de restaurar o bem comum e a conduta ideal do Estado”, ressaltou.

Marina encerrou declarando que “Ética na política não é parte, é condição”. Ao final do discurso, o auditório, que estava lotado, foi tomado pelos gritos de “Brasil para frente, Marina presidente” e “Por Brasília eu tenho amor, é Chico Leite governador”.

Para o governador Rollemberg, a Rede representa a recuperação da política, com olhos voltados para o futuro. “Fiz questão de estar aqui para dizer que a Rede é um sopro de esperança para a política que passa por uma degradação”, declarou o governador lembrando que acompanhou de perto a criação da Rede Sustentabilidade.

Últimas Notícias