Por que o jambu deixa a língua dormente? Conheça mais sobre a erva típica da região norte do Brasil

Leia o Livro

COMPRAR

Descubra o que causa a sensação de formigamento na boca ao ingerir a especiaria; Flávio Landim, professor de Biologia da Plataforma Professor Ferretto, lista benefícios da fruta e revela se ela faz mal à saúde

 O jambu – flor típica da Amazônia – é muito conhecido por ser usado em pratos e bebidas da região norte, sendo rico em fibras e vitaminas. O alimento carrega diversos benefícios para a saúde, além de gerar uma experiência única e curiosa.

A erva pode ser cultivada de forma tradicional – com água, sol e adubo – ou utilizando a técnica da hidroponia – que não depende do uso do solo. É produzido durante o ano todo, mas há um pico de produção nos meses de maio a outubro – período de menos chuva na região da Amazônia.

É muito comum sentir uma “dormência” na boca ao ingerir alimentos que carregam o jambu em sua preparação, e esse efeito é causado devido a uma substância chamada espilantol, que gera a sensação de formigamento, quando é absorvida pela mucosa labial.

Flávio Landim, professor de Biologia da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares – lista algumas curiosidades sobre a especiaria.

Rico em vitaminas
O jambu é rico em diversas vitaminas, como a B1, B2 e a vitamina C, o que ajuda na defesa do organismo de quem consome a fruta que carrega esses componentes. “Essas vitaminas são importantes e têm a principal função de fortalecer a imunidade e o sistema imunológico, sem falar que, gera benefícios relacionados à saúde da pele e ossos. Portanto, mesmo que a dormência causada pelo jambu pareça algo que vá comprometer nossa saúde, não é necessário se preocupar, pois ele só gera benefícios ao nosso corpo”, comenta o docente.

Alívio de dores
A erva possui ação anestésica e pode ser utilizada na medicina popular, para aliviar dores causadas na região da cabeça. “Como o jambu possui espilantol, ele causa uma dormência na região da boca quando é ingerido. Com isso, é possível aliviar dores de garganta, inflamações na boca e dores de dente, de uma forma totalmente natural”, explica Landim.

Faz mal?
Por possuir diversas vitaminas, o jambu não apenas não faz mal como também consegue auxiliar na saúde e na prevenção de doenças. “O consumo das folhas de jambu pode amenizar sintomas de tuberculose e ajudar no tratamento de problemas digestivos, assim como auxiliar no tratamento da anemia”, diz o especialista.

“Isso acontece porque, além do produto ser rico em vitaminas, ele possui ferro, fósforo, sais minerais, cálcio e proteínas, que fazem nosso sistema corporal funcionar de forma correta”, finaliza o biólogo.

 

Sobre a Plataforma Professor Ferretto – A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 12 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

Últimas Notícias