Presidente participa de evento com 12 mil gestores, que cobram desoneração e aprovação da PEC 66
Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido com uma mistura de vaias e alguns aplausos nesta terça-feira (20), durante a abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne cerca de 12 mil gestores, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários, para discutir pautas como desoneração da folha de pagamento, federalização climática e segurança pública.
As vaias ocorreram em três momentos: na chegada de Lula ao palco, ao ser anunciado para discursar e ao final de sua fala. Parte do público gritou “Fora, Lula”, enquanto outros responderam com aplausos e o canto “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, interveio, pedindo respeito às autoridades e destacando que o evento não é espaço para disputas partidárias. Lula, em seu discurso, defendeu a civilidade e afirmou que seu governo atende prefeitos independentemente de filiação partidária, citando o PAC Seleções como exemplo de distribuição equitativa de recursos.
A principal demanda dos prefeitos é a aprovação da PEC 66/2023, que propõe novos prazos para pagamento de dívidas previdenciárias e precatórios, aliviando os cofres municipais. Lula anunciou medidas como um programa de crédito para reformas habitacionais e pediu urgência na votação do Projeto de Lei 1847/2024, que detalha a desoneração gradual da folha de pagamento a partir de 2025. O evento, que segue até 22 de maio, conta com a presença de ministros como Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).