Lula ataca novamente Trump e faz ameaças aos Estados Unidos

Mais em

Presidente petista crítica ações de Donald Trump e promete resposta a possíveis taxações dos EUA

Da Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sua viagem ao Japão, iniciada em 24 de março. Em discurso proferido a empresários em Tóquio, nesta quarta-feira (26), Lula defendeu o livre-comércio e condenou políticas protecionistas dos Estados Unidos, numa clara referência às tarifas impostas por Trump. O petista também alertou que, caso os EUA apliquem taxações ao Brasil, haverá retaliação. “Haverá reciprocidade”, declarou.

A fala ocorreu no âmbito do Fórum Empresarial Brasil-Japão, parte de uma visita de Estado de quatro dias, que inclui encontros com o imperador Naruhito, a imperatriz Masako e o primeiro-ministro Shigeru Ishiba. Lula enfatizou a necessidade de fortalecer o multilateralismo e evitar o que chamou de “nova Guerra Fria”, apontando os riscos do avanço do protecionismo para a democracia global. A indireta a Trump reflete tensões crescentes, especialmente após tarifas americanas recentes sobre exportações brasileiras, como o aço, que alcançaram 4 milhões de toneladas em 2024.

O governo brasileiro tenta ampliar laços comerciais com o Japão, focando na exportação de carne e no avanço de negociações entre o Mercosul e o país asiático. A comitiva de Lula, que inclui mais de dez ministros e líderes do Congresso, como os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, é composta por mais de 100 pessoas e chamada nos bastidores de “Arca de Noé. A próxima etapa da agenda prevê encontros no Vietnã, antes do retorno ao Brasil no dia 29 de março.

Últimas Notícias