Leandro Grass está inelegível por 8 anos por mentir demais na campanha, decide o TRE-DF

Decisão aponta abuso de meios de comunicação e disseminação de fake news durante campanha de 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) decidiu, por 4 votos a 2, tornar o sociólogo Leandro Grass (PV), ex-candidato ao governo do DF, inelegível por 8 anos. A decisão foi fundamentada em alegações de que Grass mentiu repetidamente durante sua campanha, abusou dos meios de comunicação e praticou disseminação de fake news contra seu adversário, o governador Ibaneis Rocha (MDB).

A defesa de Grass afirmou que irá recorrer da decisão.

A inelegibilidade também se estende a Olgamir Amancia Ferreira, candidata a vice-governadora na chapa de Grass, que ficou em segundo lugar na eleição. A maioria do TRE-DF considerou que a dupla teve participação ativa na disseminação de notícias falsas e desinformação sobre o então candidato Ibaneis Rocha, incluindo calúnias e difamações.

Os desembargadores do TRE-DF acolheram as alegações da coligação Unidos pelo DF, de Ibaneis, argumentando que Grass teria utilizado o horário gratuito na TV, no rádio e na internet para propagar desinformação sobre o governador em busca da reeleição.

Além disso, como agravante, a participação de Ricardo Taffner, coordenador de comunicação da campanha de Grass, na publicação de material falso, foi apontada. Ele foi multado em R$ 20 mil pela maioria do TRE-DF.

Últimas Notícias