GDF inaugura Centro de Referência da Mulher em São Sebastião

Mais em

Nova unidade oferece acolhimento, capacitação e atendimento psicossocial; decreto garante transporte gratuito a mulheres em situação de vulnerabilidade

Brasília, 9 de maio de 2025 – O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (9), o Centro de Referência da Mulher Brasileira em São Sebastião, o segundo do tipo no DF. A unidade oferece acolhimento, atendimento psicossocial, capacitação profissional e encaminhamento para serviços de apoio. Com investimento de R$ 1,8 milhão, o espaço integra uma rede que já conta com outra unidade no Recanto das Emas e com a Casa da Mulher Brasileira em Ceilândia.

Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha também assinou o decreto que cria o Passe Livre: Transporte por Elas, que garante isenção temporária na tarifa do transporte público para mulheres em situação de violência e seus dependentes. “Estamos abrindo oportunidades para que essas mulheres possam buscar apoio, acessar nossos serviços e o sistema de Justiça com dignidade e segurança”, destacou o governador.

O Centro funcionará também como local de formação e capacitação profissional para as mulheres e direcionamento ao mercado de trabalho por meio de cursos e oficinas profissionalizantes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Com estrutura de 312 m², o centro oferece atendimentos gratuitos com psicólogos, assistentes sociais e educadores, além de espaço para cursos profissionalizantes. O local funciona das 9h às 18h, em área acessível e próxima ao transporte público.

A artesã Patrícia Andrade, do grupo Enlace das Arteiras, celebrou a iniciativa: “Esse centro vai ajudar muitas mulheres que não sabiam onde buscar apoio. Agora teremos onde encaminhá-las”.

O Passe Livre será operacionalizado pela Secretaria da Mulher (SMDF), que cadastrará as beneficiárias e seus dependentes junto à Semob-DF. A medida será totalmente custeada pelo GDF, com recursos da Secretaria de Economia.

Últimas Notícias