Dia do Gari no DF celebra mais de 5 mil profissionais com pausa nas atividades e homenagens

Mais em

Com ponto facultativo e programação especial, população é convidada a refletir sobre descarte de resíduos

Brasília, 15 de maio de 2025 – Na próxima sexta-feira (16), o Distrito Federal prestará homenagem aos mais de 5 mil profissionais da limpeza urbana com o ponto facultativo instituído em 2022 pelo governador Ibaneis Rocha, em celebração ao Dia do Gari. A data, comemorada nacionalmente, destaca a importância desses trabalhadores e também propõe um momento de conscientização: o Dia sem Lixo, com a suspensão dos serviços de coleta e varrição.

Durante o dia, a coleta de resíduos — que normalmente funciona de segunda a sexta-feira, inclusive em feriados — será interrompida, retornando no sábado. A população é orientada a armazenar corretamente seus resíduos e aguardar o retorno do serviço para o descarte. A programação regular inclui coleta convencional (orgânicos e rejeitos) e seletiva (recicláveis) em dias alternados, além de serviços como catação, varrição, frisagem e pintura. Cerca de 400 equipamentos são utilizados diariamente na limpeza das cidades.

Em média, 2.200 toneladas de resíduos são coletadas porta a porta diariamente. Já os descartes irregulares — considerados crime ambiental — variam entre 1.700 e 4.000 toneladas por dia. A diretora técnica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Andrea Almeida, ressalta a importância da responsabilidade compartilhada no descarte correto. “A separação adequada começa dentro de casa. Quando materiais recicláveis chegam contaminados com orgânicos, o aproveitamento cai e prejudica as cooperativas”, explica.

A maioria das pessoas que trabalham na triagem do lixo no DF é formada por mulheres, muitas delas chefes de família

Andrea também destaca o impacto social da coleta seletiva: a maioria das pessoas que atuam na triagem são mulheres, muitas chefes de família. Separar corretamente o lixo, segundo ela, contribui para a geração de renda, economia de espaço em aterros e preservação ambiental. A região central de Brasília é a que concentra maior número de profissionais, devido à alta demanda de eventos e atividades nos fins de semana.

A catadora Mylena Oliveira, de 24 anos, que trabalha no Parque da Cidade, compartilha sua experiência: “Já me cortei com vidro mal descartado quando era adolescente. Separar corretamente o lixo pode evitar acidentes como esse”. Ela também reforça a importância de respeitar os dias corretos para a coleta e pede apoio da população para que os garis possam aproveitar o dia de folga com dignidade. “É um dia para descansar e se sentir valorizado”, afirma.

Rosângela Carvalho, 38, varredora de rua, e Jeane Guedes, 30, catadora com nove anos de experiência, também enfatizam a importância de atitudes simples, como separar resíduos e proteger materiais cortantes ou perfurantes. “Já vimos muitos colegas feridos por vidro ou agulhas descartadas de forma incorreta”, relata Jeane.

Programação especial

A homenagem aos profissionais ocorrerá no Distrito de Limpeza Norte, a partir das 10h, com atrações musicais e o tradicional Show de Talentos, que premiará garis participantes com brindes. Também serão ofertados serviços à categoria, como atendimentos na carreta do programa Na Hora, Carreta da Mulher, e ações da Secretaria de Saúde, entre outros parceiros.

Últimas Notícias