Mais de 500 motoristas foram abordados em ações no DF; 76 autuados por alcoolemia
Brasília, 12 de maio de 2025 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre os dias 9 e 11 de maio, uma série de ações de fiscalização do movimento Maio Amarelo nas regiões de Águas Claras, Areal, Ceilândia e Plano Piloto. Durante as operações, os agentes abordaram 545 motoristas e aplicaram 510 testes de etilômetro (bafômetro).
Como resultado, 76 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, 25 por escapamento irregular, 18 por estarem inabilitados, 20 com a CNH vencida há mais de 30 dias e três com o direito de dirigir suspenso. Além disso, foram lavradas 90 autuações por outras infrações, e 57 veículos foram removidos para o depósito.
Um dos destaques das ações foi a apreensão, no sábado (10), de um Fiat Argo com 626 multas, acumulando R$ 105 mil em débitos, majoritariamente por excesso de velocidade. O veículo foi encontrado no Plano Piloto e recolhido ao depósito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, veículos não reclamados em até 60 dias após a remoção poderão ser leiloados.
A operação integra a campanha Maio Amarelo, que visa alertar a população para a importância da segurança no trânsito e a redução de acidentes e mortes nas vias.