Comissão busca explicações sobre suposta interferência da USAID na democracia brasileira com ex-secretário americano
Da Redação
O deputado federal Felipe Barros (PL-PR), em sua primeira sessão como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, conseguiu aprovar, nesta quarta-feira (26), um convite ao americano Mike Benz, ex-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Benz é esperado para esclarecer denúncias de interferência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na democracia brasileira, especialmente em processos eleitorais.
A aprovação do convite ocorreu por unanimidade na CREDN, com 28 votos favoráveis e nenhuma abstenção ou voto contrário. Barros destacou que o objetivo é aprofundar o debate sobre a soberania nacional. “A defesa da soberania brasileira, sempre unida à vontade do povo, é a nossa prioridade”, declarou o deputado em publicação no X logo após a sessão, realizada na manhã desta quarta-feira (26).
Mike Benz, conhecido por suas críticas à atuação de agências americanas no exterior, deve abordar supostas ações da USAID que teriam influenciado a política brasileira, tema que ganhou destaque após alegações de financiamento de organizações locais para moldar narrativas públicas. A data da audiência ainda não foi confirmada, mas a iniciativa reflete a crescente atenção do Legislativo brasileiro a questões de influência estrangeira.