Janja, que acompanhou Lula na visita oficial à China, causou um profundo constrangimento ao solicitar a palavra, que não constava na pauta do encontro
Por Luciano Lima
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, parece sofrer da mesma síndrome das esquerdas brasileiras e dos integrantes do governo Lula: alergia a democracia.
Janja, que acompanhou Lula na visita oficial à China, causou um profundo constrangimento ao solicitar a palavra, que não constava na pauta do encontro, durante a cerimônia de boas-vindas ao presidente Xi Jinping para criticar a rede social TikTok, plataforma de vídeos de propriedade da chinesa ByteDance. A tensão foi geral!
Ao que deu a entender, ao atacar o TikTok, dizendo que a rede social favorece discursos da “extrema-direita”, a única “voz” que Janja deseja ouvir e daqueles que elogiam o governo de seu marido, o que definitivamente está cada vez mais difícil.
Em resposta, Xi Jinping manteve postura diplomática, afirmando que o Brasil possui plena legitimidade para regulamentar ou mesmo banir o TikTok em seu território, caso julgue necessário . Vale lembrar que o ditador chinês controla as redes sociais com “mão de ferro” em seu país.
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista