Coluna do Fluminense | Fluminense 2021

Mais em

Terminamos o ano 2021 classificados para a Libertadores/22.

Para chegarmos a fase de grupos será necessário passar por 2 confrontos mata-mata logo nos meses de fevereiro/março.

Isso se deve porque tivemos um desempenho sofrível no Brasileirão, com aproveitamento de apenas 47,4%, com 15 vitórias, 9 empates e 14 derrotas, tendo anotado 38 gols e levando 38 também.

Enfrentando os rebaixados, conseguimos perder 6 pontos para o Grêmio e 3 para o Bahia.

O Juventude e Cuiabá que só se livraram da degola na última rodada nos tiraram 5 e 2 pontos respectivamente.

O SP e Atlhetico/PR que escaparam da degola na penúltima rodada, nos tiraram 2 e 3 pontos respectivamente.

Se tivéssemos feito a obrigação que é ganhar dessas equipes, somaríamos 75 pontos, seríamos vice-campeões, atrás apenas do inalcançável campeão Atlético/MG, garantidos na fase de grupos da Libertadores e com todas as chances entrar na competição com chances reais de título.

Mas contra esses times da parte baixa da tabela disputamos 48 pontos, ganhando 27 e perdendo 21, com inaceitável aproveitamento de apenas 56%.

Em relação aos times que terminaram a competição melhor classificados que o Fluminense, o campeão Atlético/MG , o 4o. e o 5o. colocados Fortaleza e Corinthians nos tiraram 5 pontos cada um, enquanto o 3o. Palmeiras e o 6o. Bragantino nos tiraram 3 e 2 pontos respectivamente.

Só o vice-campeão Flamengo não nos tirou pontos, ou seja enfrentando os times de cima da tabela disputamos 36 pontos, ganhamos 16 e perdemos 20 com aproveitamento de apenas 45%.
Óbvio que faltou regularidade e isso ocorreu porque o Fluminense era sempre uma surpresa, algumas vezes positiva e muitas vezes negativa.
Nunca mostrou ambição e jogava medrosamente na maioria das vezes.

Só nas 3 últimas rodadas mostrou um padrão de jogo aceitável, se defendendo razoavelmente e tendo o desafogo do contra ataque.
Antes, entrava em campo chamando o adversário para nosso próprio campo sem ter jogadas de contra ataque.

Partidas como as que fez contra Bahia, Juventude, Santos e Grêmio tiraram a confiança da torcida no time.

Sugestões para uma campanha melhor em 2022:

Apresentar a história vitoriosa do Fluminense à sua diretoria para que esta possa transmitir aos treinadores e jogadores que o Fluminense é um gigante do futebol, e que tem a obrigação de entrar em todas as competições visando ganhá-las.

A derrota faz parte do futebol e pode até acontecer, mas desde que seja lutando os 90 minutos pela vitória, isto é o compromisso de quem defende a camisa do Fluminense é lutar até o fim na busca incessante pela vitória.

Feito isso, completar o elenco com 1 lateral esquerdo, 2 meias ofensivos e um jogador de velocidade para o ataque.

Com um treinador que libere o time visando sempre atacar os 90 minutos, o Fluminense se reconciliará com sua história e sua imensa torcida ficará feliz por torcer pelo melhor clube da história do futebol brasileiro.

Que 2022 comece com o dever de casa ganhando o campeonato carioca e subindo para a fase de grupos da Libertadores.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺
Raimundo Ribeiro
Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Últimas Notícias