Iniciativa da Comissão de Educação busca premiar profissionais, estudantes, estudiosos e ativistas comprometidos com a melhoria das escolas públicas
A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou o edital do 1º Prêmio Paulo Freire de Educação com o objetivo de reconhecer e premiar publicamente profissionais de ensino, estudantes, estudiosos e ativistas que se destacaram em suas contribuições para a promoção do direito à Educação, gestão democrática, Plano Distrital de Educação e projetos políticos-pedagógicos que impactaram positivamente as escolas públicas do DF.
A iniciativa foi aprovada por meio da Resolução 333/2023, proposta pelo presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), deputado Gabriel Magno (PT). Segundo o deputado, o prêmio tem o objetivo de conhecer novos projetos e incentivar todas as pessoas que dedicam-se à área da educação.
Os interessados em concorrer ao prêmio devem cadastrar seus projetos na plataforma oficial até o dia 15 de agosto de 2023. Serão aceitas apenas inscrições enviadas dentro do prazo estabelecido.
Os projetos inscritos devem ter sido executados em anos anteriores e precisam apresentar indicadores quantitativos e qualitativos que comprovem sua eficácia. Além disso, é importante que os projetos tenham consistência e solidez para serem replicados e/ou continuados em outras instituições.
Os premiados serão escolhidos pelos deputados membros da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, a partir de indicações formais feitas por qualquer cidadão, conselho escolar, conselho de classe ou grêmio estudantil.
O Prêmio Paulo Freire de Educação busca valorizar e incentivar iniciativas que contribuam para o aprimoramento da Educação no Distrito Federal, reconhecendo o esforço e dedicação de todos aqueles que trabalham em prol da qualidade da educação pública na região. Para obter mais informações sobre inscrições e fazer indicações, os interessados podem acessar os detalhes na plataforma oficial do prêmio.