Levantamento do instituto mostra vice-governadora à frente para o GDF e ex-primeira-dama e governador em destaque para o Senado no DF
Da Redação
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (31), indica que a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lidera as intenções de voto para o Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de 2026, com 36,6%. Na disputa pelas duas vagas ao Senado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece em primeiro lugar, com 42,9%, seguida pelo atual governador Ibaneis Rocha (MDB), com 36,9%. O levantamento foi conduzido entre 21 e 25 de março, entrevistando 1.600 eleitores do DF de forma presencial, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Na corrida pelo GDF, Celina Leão supera o senador Izalci Lucas (PL), que registra 11,3%, e Leandro Grass (PV), presidente do Iphan, com 11,2%. Já para o Senado, Michelle e Ibaneis despontam à frente de outros nomes, como a senadora Leila Barros (PDT), com 26,7%, e a deputada federal Erika Kokay (PT), com 24,2%. A pesquisa também mediu a aprovação do governo de Ibaneis, que alcança 62%, com 33,9% de desaprovação, reforçando sua posição entre os eleitores.
O estudo reflete um cenário inicial para 2026, com Celina sendo a escolha de Ibaneis para sua sucessão no GDF, enquanto ele e Michelle lideram as preferências para o Senado. A coleta de dados foi feita em modalidade estimulada, apresentando nomes aos entrevistados.