Brasília concentra maior número de inscritos no Enem dos Concursos

Mais em

A capital federal lidera em participações confirmadas para o exame nacional

Da Redação

No próximo domingo (5), o país todo estará mobilizado para a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”. Com um total de 2,1 milhões de inscrições confirmadas, Brasília se destaca como a cidade com o maior número de candidatos, contabilizando 220.442 moradores do Distrito Federal. Este grupo disputará 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos do governo federal.

As provas serão realizadas pela manhã e à tarde, seguindo o horário oficial de Brasília. Os locais de exame estão indicados nos cartões de confirmação, acessíveis mediante login na conta Gov.Br.

A aplicação das provas seguirá o seguinte cronograma:

Turno Matutino (9h):

  • Para nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • Para nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Turno Vespertino (14h30):

  • Para nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • Para nível médio: provas objetivas (40 questões).

Confira o cronograma completo:

Turno Abertura dos Portões Fechamento dos Portões Início da Aplicação da Prova Duração da Prova
Matutino 7h30 8h30 9h 2 horas e 30 minutos
Vespertino 13h 14h 14h30 3 horas e 30 minutos

 

O CPNU é composto por diversas fases, incluindo perícia médica para a reserva de vagas para pessoas com deficiência, verificação da condição declarada para pessoas negras, verificação documental complementar para indígenas, e, para alguns cargos, avaliação de títulos na segunda etapa.

O concurso, considerado o maior da história do país em número de inscrições, registrou 2,65 milhões de candidatos, dos quais 2,1 milhões estarão aptos a fazer as provas. Este número supera os recordes anteriores do Banco do Brasil em 2021 e 2022. A divulgação dos resultados e o início da convocação para posse e cursos de formação estão previstos para os meses seguintes.

Últimas Notícias