Início Site Página 98

No Teatro Sesc Paulo Gracindo, menina realiza sonho de assistir a espetáculo de dança

0

Moradora de Valparaíso de Goiás, Priscila, de 15 anos, esbarrou em várias dificuldades para acessar um teatro. Mas o destino colocou em seu caminho a professora Mari, que a levou para assistir “O Labirinto de Vidro”, realizado com o apoio do Sesc+Cultura

Priscila Brilhante Pereira tem 15 anos e adora dançar. Embora sempre tenha tido curiosidade de ir a um espetáculo de dança, nunca havia tido essa oportunidade. Mas a história da menina ganhou um novo capítulo no dia 21 de março. Pela primeira vez ela entrou em um teatro: o Paulo Gracindo, do Sesc Gama, onde assistiu ao espetáculo “O Labirinto de Vidro”, do Grupo Pele.

A oportunidade veio de um convite da professora de dança Mari Paz. Ela estava animada com a oportunidade de levar ao teatro não só Priscila, mas também outros de seus estudantes, que também nunca haviam ido ao teatro. “É muito bacana ter esse tipo de iniciativa de facilitar o acesso das pessoas ao teatro. Eu, como professora de dança, tenho certeza disso, e hoje estou trazendo algumas alunas ao espetáculo”, disse.

Moradora de Valparaíso de Goiás, município que fica a quase 40 quilômetros da capital federal, Priscila conta que sempre quis ir a um espetáculo de dança, “mas sempre foi difícil”. “É longe. Normalmente os teatros ficam em Brasília”, explica. Quando a oportunidade enfim chegou, ela não titubeou. Foi uma das primeiras a entrar no teatro e escolheu um lugar bem perto do palco. “Eu quero muito aprender com eles”, disse minutos antes de o espetáculo começar.

No palco, os bailarinos Carlos Guerreiro e Catherine Zilá conduziram o público por uma coreografia que mescla dança contemporânea, acrobacia de solo e tecido aéreo. A performance revisitou momentos de angústia, tristeza, raiva e esperança, inspirada nas inquietações do período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

“O Labirinto de Vidro” foi a última das quatro montagens do projeto Pele em Curso, que ao longo de um ano circulou por diversas cidades do Distrito Federal, quase sempre nos palcos do Sesc-DF. A proposta foi viabilizada pelo programa Sesc+Cultura, que oferece isenção total da taxa de cessão de uso dos espaços culturais da instituição.

Cerca de uma hora após o início da sessão, a luz do teatro Paulo Gracindo se acendeu. Priscila voltou para Valparaíso de Goiás levando não só a lembrança de um espetáculo que convida à reflexão sobre medos, angústias, limites. A partir daquela experiência, a menina teve a certeza de que a dança é, de fato, uma paixão sua – e a arte deve ser para todo mundo.

DF ultrapassa 150 km de novas ciclovias e acelera rumo à liderança nacional

0

Com meta de superar São Paulo, capital aposta na mobilidade sustentável e na integração dos modais

A inauguração de 10 quilômetros de ciclovias no Lago Sul, no trecho entre a QI 2 e a QI 17, reforça o ritmo de expansão da mobilidade ativa no Distrito Federal. Sob a coordenação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), as obras, executadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), fazem parte do programa Vai de Bike e ampliam a oferta de infraestrutura segura para quem utiliza a bicicleta no dia a dia.

Desde 2019, o DF já superou a marca de 150 quilômetros de novas ciclovias construídas. Parte desse avanço está distribuída em diferentes regiões administrativas e soma 97,7 quilômetros, com intervenções na Epig (12 km), Hélio Prates (4 km), Boulevard de Taguatinga (1,1 km), via de ligação Guará/Bandeirante (1,2 km), Rota de Fuga do SIA (3,5 km), Avenida Paranoá (2,7 km), ESPM (8,5 km), SOF Sul (1 km), Riacho Fundo II (13,9 km), Lago Sul (16,3 km), Lago Norte (8,3 km), Sobradinho (26,6 km) e Cruzeiro (1,3 km).

“Quando começamos a fazer as ciclovias, muita gente reclamou. Hoje, esses espaços estão integrados, as famílias caminham nos fins de semana, as pessoas se reúnem e a cidade ganha também em lazer. A população aproveita melhor esses espaços”, observa o governador Ibaneris Rocha.

Hoje, o Distrito Federal já conta com uma das maiores malhas cicloviárias do país, com mais de 700 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. O crescimento recente tem priorizado não apenas a expansão, mas, principalmente, a integração entre os trechos, permitindo deslocamentos mais seguros, contínuos e eficientes para os ciclistas.

“A bicicleta reduz a emissão de poluentes, melhora a mobilidade e ainda contribui para a saúde das pessoas”

Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura

Também fazem parte desse avanço as ciclovias implantadas nas proximidades da Cidade do Automóvel, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e ao longo da via Estrutural, executadas pelo DER. Um dos principais trechos conecta a Estrutural à Cidade do Automóvel, seguindo pela DF-087 (Pista do Jóquei), com continuidade até a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), somando cerca de 10 quilômetros de extensão.

“As ciclovias implantadas em corredores estratégicos, como Epig, Hélio Prates, ESPM e a ligação Guará/Bandeirante, fortalecem a integração com o transporte coletivo e tornam a bicicleta uma alternativa cada vez mais viável no dia a dia”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Ele também destaca o papel do programa Vai de Bike, lançado em setembro de 2024, como indutor dessa política pública. A iniciativa prevê a construção de 300 quilômetros de infraestrutura cicloviária nos próximos anos, elevando a malha do DF para mais de mil quilômetros de extensão. “Para 2026, o programa Vai de Bike prevê a implantação de 90 km de novas ciclovias”, completa.

Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o avanço da infraestrutura cicloviária reflete uma mudança importante na forma de pensar a mobilidade urbana. “Estamos investindo em um modal limpo, sustentável e cada vez mais presente na rotina da população. A bicicleta reduz a emissão de poluentes, melhora a mobilidade e ainda contribui para a saúde das pessoas”, ressalta.

O presidente do DER, Fauzi Nacfur, destaca que o trabalho vai além da construção de novos trechos. “A gente também atua na integração da malha e na melhoria das conexões entre as ciclovias, garantindo mais segurança e fluidez para quem opta por esse tipo de deslocamento”, pontua.

Caravana Social da Fecomércio-DF chega ao Recanto das Emas

0

A ação será realizada em frente à administração regional, com expectativa de atender milhares de moradores na sexta e sábado

Uma grande mobilização de cidadania promete movimentar o Recanto das Emas nesta sexta-feira (27) e sábado (28). A Caravana Social da Fecomércio-DF chega à região com uma ampla estrutura de atendimentos gratuitos, levando dignidade e oportunidades diretamente à população.

A ação será realizada na Avenida Recanto das Emas, em frente à administração regional, com expectativa de atender milhares de moradores ao longo dos dois dias. Em uma região com mais de 150 mil habitantes, a iniciativa reforça a importância de aproximar serviços essenciais de quem mais precisa.

Durante a programação, a comunidade terá acesso a atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho, além de inscrições para programas de qualificação e inserção no mercado de trabalho, como o Jovem Aprendiz e vagas de estágio. A proposta é ir além do básico, oferecendo também serviços de bem-estar, como corte de cabelo, atividades esportivas, apresentações culturais e city tour por Brasília.

A Caravana Social consolida-se como uma das principais ações itinerantes do Distrito Federal voltadas à inclusão social, promovendo acesso facilitado a direitos, geração de oportunidades e fortalecimento da cidadania.

Serviço
📍 Avenida Recanto das Emas (em frente à administração regional)
📅 27 e 28 de março de 2026
⏰ Sexta-feira: 9h às 17h | Sábado: 9h às 15h

Todos os serviços são gratuitos e abertos ao público de todas as idades.

Ceilândia, Planaltina e Plano Piloto terão alterações de trânsito no sábado

0

Alterações garantem segurança viária aos participantes da Corrida da Mulher, da Via Sacra da Criança e do Aniversário da Ceilândia

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará alterações no tráfego de veículos em vias da Ceilândia, Planaltina e Plano Piloto para garantir segurança viária aos participantes de diversos eventos que acontecerá neste sábado (28).

A Praça da Bíblia, localizada na QNP 19, receberá o evento Costelão de Aniversário da Ceilândia, no sábado (28) das 11h às 14h, com público estimado em 12 mil pessoas. Por isso, a partir da noite de sexta-feira (27), os agentes de trânsito do Detran-DF farão o fechamento de todos os acessos ao perímetro do evento, colocando cones para coibir estacionamento irregular ao longo da via e redutores de velocidade e painéis de mensagens próximo às rotatórias que cruzam as vias P2 e P3, alertando sobre a necessidade de reduzir a velocidade. E, a partir das 8h, quatro Pontos de Controle de Trânsito (PCTrans) serão montados no perímetro do evento para auxiliar na travessia dos pedestres e controlar os acessos do estacionamento de ônibus e das autoridades — ao lado da praça. Um estacionamento alternativo de ônibus será montado próximo ao Centro Olímpico Parque da Vaquejada.

Artes: Detran-DF

 

Ainda em comemoração ao 55º aniversário de Ceilândia, haverá Desfile Cívico-Militar na Via M1, das 8h30 às 10h30, com concentração na quadra de esportes coberta do Centro de Ensino Médio 3 e término entre a Administração Regional e o Assaí Atacadista. As ações de trânsito ficarão a cargo da Polícia Militar, que realizará o fechamento dos acessos ao local do desfile com o material disponibilizado pela Unidade de Operação e Logística de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF na noite anterior ao evento.

Via Sacra

Das 14h30 às 16h, haverá a Via Sacra da Criança, em Planaltina. Cerca de 500 pessoas se concentrarão no Centro Educacional 01 e caminharão até o estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções. Os agentes fecharão o estacionamento do ginásio e apoiarão a Polícia Militar no acompanhamento da procissão, em duas motos e um carro.

Corrida da Mulher

Ainda no sábado (28), haverá a Corrida da Mulher 2026, no Eixo Monumental, com largada prevista para as 17h30 na Praça do Buriti. As intervenções de trânsito para este evento começarão às 15h e devem seguir até as 20h. As vias de acesso ao percurso — que será de 3 e 6 km nas vias S1 e N1 entre o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e a Catedral Rainha da Paz — ficarão totalmente fechadas a partir das 17h, permitindo o acesso somente aos atletas e organizadores. Além disso, as três faixas da esquerda (próximas ao canteiro central) nos dois sentidos ficarão reservadas aos atletas e as ligações entre N1 e S1 permanecerão fechadas durante toda a corrida.

*Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Cine Itapuã, no Gama, será reformado e devolvido à população

0

Ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta quinta-feira (26) pelo governador Ibaneis Rocha; espaço é um marco cultural da cidade e está fechado desde 2005

Parte importante da história do Gama, o Cine Itapuã será devolvido à população. O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (26), a ordem de serviço para reforma do espaço.

“É uma obra que devolve dignidade aos moradores do Gama. Isso era um clamor em todos os lugares que eu andava aqui dessa cidade, e, para mim, é uma grata satisfação ver o último equipamento público da cultura do Distrito Federal [que estava fechado] ser reaberto. Tenho convicção de que a população do Gama merece esse respeito”, destacou o chefe do Executivo.

A obra terá investimento de R$ 6,5 milhões e será executada por uma empresa contratada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). “Outro passo importante é que a gente já separou os recursos também para a compra de equipamentos, para não correr o risco de a obra ficar pronta e a gente ainda estar sem equipamentos. Quando o Cine Itapuã for entregue, ele vai ser entregue em pleno funcionamento, tanto a parte da obra quanto a parte de equipamentos”, ressaltou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

 

Inaugurado em 28 de março de 1961, o Cine Itapuã foi importante personagem da cena cultural no Gama, com festivais e exibição de filmes e apresentações musicais de nomes que incluem até a Legião Urbana. Mas, desde 2005, o espaço está fechado e com a estrutura deteriorada. “A gente está devolvendo a uma cidade extremamente importante um equipamento que nasceu praticamente junto com Brasília. O Cine Itapuã é de 1961, aqui aconteceu a cena cultural do Gama e região, é um equipamento que tinha importância muito grande para a população e um valor até afetivo. E ele ficou fechado simplesmente por 21 anos”, enfatizou Abrantes.

O ator Marco Augusto de Rezende está animado para voltar ao Cine Itapuã: “É um local de memória da comunidade, um espaço que a gente espera por muito tempo” | Foto: Matheus Borges/Agência Brasília

 

De fato, o espaço está vivo na memória dos moradores da região. “Houve momentos em que ele funcionou tanto como cinema quanto como um centro cultural, que tinha teatro, música, sarau, recebeu grandes nomes, recebeu o Festival de Música Popular do Gama, foi um espaço de encontro. Eu mesmo, como ator bonequeiro, fiz muitos espetáculos de teatro no espaço. Então, é um local de memória da comunidade, um espaço que a gente espera por muito tempo”, definiu o ator Marco Augusto de Rezende, 54 anos, nascido e criado no Gama.

“Eu ajudava o operador a passar filmes no Cine Itapuã. Fazia parte dele, por isso, conheço as máquinas que estão lá dentro até hoje. Era uma tristeza muito grande a gente ver tudo abandonado, tudo se deteriorando. Hoje, a revitalização está chegando”, celebrou o comerciante José Dionízio de Lima, 74, dono de uma loja na praça em que está o Cine Itapuã. “A população aqui do Gama sempre cobrou que tivesse esse espaço. Aqui tinha um lazer, tinha aquele gosto de ir ao cinema com a família, os solteiros virem com as namoradas. Então, é um lugar que todo mundo gostava. Mas, graças a Deus, está chegando a hora de fazer essa reforma e ficar bom pra todo mundo”, arrematou o empresário Nazon Simões Vilar, 61.

Recuperação de espaços

A reforma e a reabertura de equipamentos culturais e esportivos têm sido uma marca do Governo do Distrito Federal (GDF) nos últimos anos. Desde 2019, espaços como o Cine Brasília, o Museu de Arte de Brasília (MAB) e o Autódromo Internacional de Brasília foram recuperados e reabertos ao público após anos fechados.

Outro exemplo é o Teatro Nacional Claudio Santoro, que passou mais de uma década inacessível. Em dezembro de 2024, ele, enfim, voltou a abrir as portas, com a entrega da sala Martins Pena completamente restaurada. Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha autorizou o início da segunda etapa das obras no local, que incluirão a reforma da maior sala do teatro, a Villa-Lobos. O investimento será de R$ 268,3 milhões.

Shows, feiras e espetáculos movimentam o DF no fim de semana

0

Programação inclui sarau em celebração ao aniversário de Ceilândia, feira de empreendedorismo e apresentações musicais em diferentes regiões

A agenda cultural do Distrito Federal reúne eventos desta quinta-feira (26) até domingo (29), com atrações gratuitas e acessíveis em diferentes regiões administrativas. A programação inclui sarau com música e poesia, feira de negócios voltada para o empreendedorismo periférico, espetáculos teatrais e apresentações musicais que valorizam a cultura local. Os eventos contam com apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e da Secretaria de Turismo (Setur-DF).

Entre os destaques está o encontro entre o Sarau Voz e Alma (Sarau-Vá) e o projeto Bregue, nesta quinta-feira, na Praça da Bíblia, em Ceilândia, a partir das 19h30. Intitulado Amarração de Amor: suor, mandinga e paixão bandida, o evento celebra o aniversário de 55 anos da cidade com uma programação que mistura poesia, música e cultura periférica, reunindo artistas de diferentes regiões do país. A entrada é gratuita.

Ainda na linha da valorização cultural, o Café Som Viola terá edição especial no sábado (28), às 9h, no Museu Vivo da Memória Candanga. A programação celebra o mês da mulher. Haverá apresentações das violeiras Dayane Reis e Analy Asevedo, café da manhã colaborativo, roda de prosa e espaço aberto para manifestações artísticas.

Museu de Arte de Brasília (MAB) segue com programação educativa ao longo do mês | Foto: Divulgação/MAB

Para quem busca experiências ligadas à arte e à formação, o Museu de Arte de Brasília (MAB) segue com programação educativa ao longo do mês, com oficinas, visitas mediadas e atividades voltadas para crianças, famílias e educadores, com foco no protagonismo feminino nas artes. Na sexta-feira (27), o museu promove um encontro com professores voltado à conversa e reflexão sobre práticas educativas em acessibilidade.

A música também ganha espaço com o show Estrela da Terra – 30+, da cantora Célia Porto. A apresentação ocorre no sábado, às 20h30, no Clube do Choro de Brasília, e celebra os 30 anos de carreira da artista. No palco, Célia estará acompanhada pelo Rênio Quintas Trio. O grupo é formado por Rênio Quintas (teclados e direção musical), Genaldo Mendonça (baixo) e Stive Marta (bateria). Juntos, apresentam arranjos sofisticados com repertório que percorre os quatro álbuns da cantora.

Também com foco social, o livro A Dança da Beijinha será lançado sábado, às 17h, na Casa Jasmim, na Asa Norte. A obra é voltada à educação emocional de crianças, especialmente filhos e filhas de mulheres em situação de violência.

Como parte da programação, a Casa Jasmim promove a oficina Anima Cores, de 14h às 17h, com atividades de contação de histórias, aquarela, yoga e música. A ação é destinada a crianças atendidas pelos centros especializados e pela própria instituição. O projeto inclui ainda recursos de acessibilidade, como audiodescrição e exemplares em braile, além da distribuição gratuita de 400 kits para escolas públicas do Distrito Federal.

A cantora Célia Porto também é destaque na programação cultural | Foto: Divulgação

 

Também em celebração ao aniversário de Ceilândia, o evento Celebra Ceilândia 55 anos movimenta a região entre sexta-feira e domingo, com programação gratuita na administração regional. A festa reúne atrações musicais, espaço gastronômico e área infantil, com apresentações de artistas locais e nacionais ao longo dos três dias, reforçando a importância cultural e turística da cidade. Entre os destaques da programação estão os cantores João Mineiro & Marciano, Nego Rainner, Belluco, as duplas Diego & Vitor Hugo, George Henrique & Rodrigo e o cantor Luan Pereira.

Na área esportiva, o Metrópoles Endurance Triatlo será realizado até o domingo, no Pontão do Lago Sul. A programação inclui provas de aquathlon, águas abertas e triatlo, além de atividades paralelas como feira de exposição, apresentações musicais e discotecagem, consolidando o evento como um dos destaques do turismo esportivo no Distrito Federal.

Agências do trabalhador do DF oferecem 556 vagas nesta sexta-feira

0

Funções sem local fixo reúnem mais de um terço das vagas; maioria dispensa experiência comprovada

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 556 vagas de emprego nesta sexta-feira (27), distribuídas por diferentes regiões administrativas e voltadas a variados perfis profissionais.

A maior remuneração do dia é de R$ 2,5 mil para técnico de refrigeração, em vaga sem local fixo de trabalho. Há também salários de R$ 2.424,40 para carpinteiro, pedreiro e pintor de obras, todos na Asa Sul.

Ao todo, 463 vagas não exigem experiência comprovada. Quanto à exigência de escolaridade, o maior volume de oportunidades está concentrado entre candidatos com ensino médio completo, com 226 postos, seguido por ensino fundamental completo, com 170.

As vagas sem local fixo de trabalho somam 205 oportunidades, mais de um terço do total. Neste grupo estão cargos como operador de caixa, repositor de mercadorias, atendente de padaria, técnico de refrigeração e vendedor de comércio varejista.

Entre os cargos com maior número de vagas estão operador de caixa, com 73 postos; repositor de mercadorias, com 65; vendedor interno, com 33; repositor em supermercados, com 30; e auxiliar de limpeza, também com 30.

Os interessados podem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou procurar uma das 16 agências do trabalhador do Distrito Federal, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cadastro permanece ativo para futuras oportunidades.

Empregadores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências para entrevistas podem se cadastrar presencialmente nas unidades, pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br ou por meio do Canal do Empregador, disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Celina Leão desmascara máquina de fake news montada por adversários

Em meio a acusações falsas sobre suposto contato com Daniel Vorcaro, Celina Leão desmente de forma contundente a estratégia suja da “República dos Condenados” e mostra que a população brasiliense sabe separar fatos de manipulação política

Celina Leão (PP) não se calou. A vice-governadora e favorita ao Palácio do Buriti em 2026 reagiu com firmeza e ironia às novas fake news disseminadas por adversários políticos, que tentam associá-la a Daniel Vorcaro, figura central do escândalo do Banco Master. Em postagem nas redes sociais, Celina desmentiu categoricamente qualquer contato ou aproximação, ironizando: “Mais uma fake news da turma do retrocesso. Eles inventam, eu desminto. O povo do DF já sabe quem mente e quem trabalha”.

A estratégia da oposição é clara e previsível: diante da liderança folgada de Celina nas pesquisas (40% a 50% das intenções de voto, com chance real de vitória no primeiro turno), Arruda (inelegível e símbolo da Caixa de Pandora) e Gim Argello (preso na Lava Jato na Operação Vitória de Pirro) tentam criar factoides para desgastar a imagem da vice-governadora. Mas o tiro saiu pela culatra. A população do DF, cansada de politicagem rasteira, reconhece o trabalho sério da dobradinha Ibaneis Rocha-Celina Leão e rejeita essa tentativa desesperada de inverter a realidade.

Enquanto Celina e Ibaneis entregam resultados concretos – menor índice de homicídios em 48 anos, R$ 23 milhões em dietas especializadas para pacientes domiciliares, regularização de 554 templos evangélicos, PDOT aprovado e preservação do BRB com 4.500 empregos mantidos –, a oposição aposta no lamaçal. Arruda e Gim, que carregam condenações e escândalos bilionários, tentam associar Celina ao Banco Master, mas esquecem que o próprio escândalo tem ramificações diretas no governo Lula, com nomes como Guido Mantega, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski no centro das investigações.

A ironia de Celina nas redes foi certeira e necessária. Ela expõe a hipocrisia de quem, sem discurso, recorre à mentira para tentar confundir o eleitor. O DF já mostrou nas urnas e nas ruas que quer continuidade de uma gestão competente, não o retorno da “República dos Condenados”. A esquerda local, com Leandro Grass e Ricardo Cappelli em baixa nas pesquisas, também tenta surfar na onda das fake news, mas o eleitor brasiliense sabe separar o joio do trigo.

Celina Leão sai fortalecida dessa tentativa de ataque. Sua reação rápida e firme demonstra que ela não se intimida e não vai permitir que a campanha seja pautada por mentiras. O povo do DF, com bom senso e memória, reconhece quem trabalha de verdade e quem só sabe inventar. A dobradinha Ibaneis-Celina segue imbatível: 63% de aprovação para o governador e liderança consolidada para Celina no GDF.Em 2026, o eleitorado vai escolher entre resultados reais e o retrocesso. E a máquina de fake news de Arruda e Gim só ajuda a deixar isso ainda mais claro.

Veja o vídeo:

 

Cine Itapuã será reformado e reaberto após duas décadas fechado

0

Espaço cultural do Gama receberá investimento de R$ 6,5 milhões para revitalização

Brasília, 26 de março de 2026 — Um dos principais marcos culturais do Gama, o Cine Itapuã passará por reforma e será devolvido à população após mais de 20 anos fechado. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta quinta-feira (26) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Ibaneis Rocha: “É uma grata satisfação ver o último equipamento público da cultura do Distrito Federal [que estava fechado] ser reaberto” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Com investimento de R$ 6,5 milhões, a revitalização será conduzida por empresa contratada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A proposta inclui não apenas a recuperação da estrutura física, mas também a aquisição de equipamentos, garantindo que o espaço seja entregue em pleno funcionamento.

Inaugurado em 1961, o Cine Itapuã teve papel relevante na cena cultural da região, recebendo exibições de filmes, festivais e apresentações musicais. Ao longo dos anos, o local se consolidou como ponto de encontro da comunidade, reunindo atividades artísticas diversas. No entanto, desde 2005, o prédio permaneceu fechado e sofreu com a deterioração.

A expectativa do governo é resgatar a importância histórica e afetiva do espaço para os moradores do Gama. A reabertura também deve impulsionar a oferta cultural na região administrativa.

Moradores destacam a relevância do cinema para a memória local. O espaço, que já abrigou eventos culturais e atividades artísticas, é lembrado como símbolo de convivência e lazer, reunindo famílias, artistas e a comunidade em geral.

A iniciativa integra um conjunto de ações do Governo do Distrito Federal voltadas à recuperação de equipamentos públicos. Desde 2019, espaços como o Cine Brasília, o Museu de Arte de Brasília e o Autódromo Internacional de Brasília passaram por reformas e voltaram a funcionar. Outro destaque é o Teatro Nacional Claudio Santoro, que teve parte de sua estrutura reaberta após anos de inatividade e segue em processo de revitalização.

FAPDF abre inscrições para prêmio de ciência e inovação no DF

0

Iniciativa reconhece projetos e profissionais com premiação de até R$ 12 mil

Brasília (DF), 26 de março de 2026 — Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. A iniciativa tem como objetivo valorizar projetos e profissionais que contribuem para transformar conhecimento científico em soluções práticas, com premiações que podem chegar a R$ 12 mil.

Além do reconhecimento financeiro, o prêmio busca ampliar a visibilidade de pesquisadores e incentivar a consolidação de trajetórias acadêmicas e profissionais. A proposta destaca o impacto da produção científica local no desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal.

Podem participar pesquisadores, startups, bolsistas e profissionais da comunicação que tenham desenvolvido projetos com apoio da fundação e alcançado resultados relevantes. Nesta edição, as categorias incluem pesquisador destaque, pesquisador inovador, startup inovadora, profissional de comunicação e bolsista de iniciação científica e tecnológica.

Segundo o diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, a valorização da produção científica é fundamental para impulsionar o ecossistema de inovação e promover benefícios diretos à sociedade.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGFAP), seguindo as orientações previstas no edital. O prazo para participação segue até o dia 23 de junho. A recomendação da organização é que os interessados realizem o cadastro com antecedência para evitar problemas de última hora.

O edital completo com todas as regras e cronograma está disponível no site da FAPDF.