Início Site Página 3011

Tsunami de delações deve atingir todos os partidos

0

delação-criminal

 

Por Vera Magalhães – Com o cerco se fechando, como ficou evidente nesta semana com as condenações pesadas a empreiteiros e ex-diretores da Petrobras, ninguém quer ser o único a cumprir pena cheia.

Avançaram as negociações para que o núcleo da Odebrecht colabore com a força-tarefa, bem como o casal João Santana e Monica Moura.

Nos depoimentos já em curso, os primeiros vazamentos das delações da Andrade Gutierrez e da OAS atingem a campanha de Dilma Rousseff em 2014, como antecipou o Radar da última edição de Veja, mas também uma miríade de políticos de todos os partidos.

A delação de Delcídio do Amaral, à espera da homologação de Teori Zavascki, também promete espalhar o mar de lama para outros políticos, inclusive da oposição.

Mais lenha na fogueira para os protestos de domingo. Resta saber se algum político terá coragem de dar as caras na rua.

Governador e ministra do Meio Ambiente reúnem-se para tratar do 8º Fórum Mundial da Água

0

Objetivo principal do encontro foi aproximar os órgãos envolvidos na organização do evento, que ocorrerá em 2018 em Brasília

Por Saulo Araújo – Estreitar o relacionamento entre os órgãos envolvidos na organização do 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado na capital do País em 2018. Esse foi o propósito de uma reunião que contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga; do diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento, Paulo Salles; e de convidados. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), na Residência Oficial de Águas Claras.

O evento internacional ocorre a cada três anos e tem a função de manter em foco o debate sobre o aproveitamento sustentável dos recursos hídricos do planeta. “O tema é inovador, desafiante e estratégico para o futuro da humanidade. Não deixa de ser uma chance para que Brasília dê um salto de qualidade no tratamento da água”, comentou Rollemberg, que estava acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg.

Agenda inovadora

Para a ministra Izabella Teixeira, trata-se de uma oportunidade de o Distrito Federal firmar-se aos olhos do mundo como um exemplo no trato e na distribuição dos recursos hídricos. “Vim reiterar apoio ao governador e, mais do que isso, propor que tenhamos uma agenda inovadora sobre o futuro, tendo a água como condutora.”

Também compareceram o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu; a secretária de Recursos e Meio Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Cassandra Nunes; e o secretário-adjunto de Relações Institucionais da Casa Civil do DF, Igor Tokarski.

Câmara discutirá Organizações Sociais na Saúde Pública do DF

1

audiencia publica

 

Na segunda-feira (14), às 9h30, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa realizará, por iniciativa de seu presidente, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), audiência pública para debater sobre as Organizações Sociais (OSs) na Saúde Pública do Distrito Federal.

Segundo Veras, a iniciativa tem por fim pluralizar um debate acerca das OSs, já que nos últimos meses tem sido veiculado nos principais veículos de comunicação do DF o intuito do Governo do Distrito Federal de se implantar o sistema de Organizações Sociais (OSs) na administração pública, em especial na saúde.

Em outubro passado inclusive, o jornal Correio Braziliense adiantou que a intenção do governo é repassar o controle dos hospitais públicos para Organizações Sociais, entidades filantrópicas e até mesmo faculdades. A época Rollemberg disse que iria enviar o projeto de lei para a Câmara Legislativa, pois o governo queria ampliar e melhorar a oferta dos serviços.

Vale ressaltar que as Organizações Sociais assumiram o controle de unidades de saúde em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, entre outros estados. Na capital federal, o Hospital da Criança, gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), é um dos exemplos. O Hospital Universitário de Brasília (HUB) é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O tema é bastante polêmico e controverso, uma vez que existem diversas críticas e denúncias feitas a esse modelo já aplicado em outros estados. Desta forma, faz-se necessário uma ampla discussão com todos os envolvidos nessa temática e principalmente o maior interessado, o usuário do sistema público de saúde”, defende Reginaldo Veras.

Foram convidados para a discussão representantes da Secretaria de Saúde do DF, do Conselho de Saúde do DF, do Sindicato dos Médicos– SindMédico, do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF – SINDATE,  do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília – SINDSAÚDE, do Ministério Público do Estado do DF, do Ministério Público do Estado de Goiás, da Universidade de Brasília, Hospital da Criança, Hospital de Doenças Tropicais (GO), além do senador Hélio José e da deputada federal Érika Kokay.

Empresas de comunicação pedem medidas para conter violência contra jornalistas

0
 O presidente da Abert, Daniel Slaviero, pede ao ministro Edinho Silva que o governo garanta a segurança  dos jornalistas  que  vão  cobrir  as  manifestações  dos  próximos  dias Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Abert, Daniel Slaviero, pede ao ministro Edinho Silva que o governo garanta a segurança dos jornalistas que vão cobrir as manifestações dos próximos dias Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Paulo Victor Chagas – Preocupados com as manifestações de protesto e de apoio ao governo federal marcadas para os próximos dias, representantes de empresas de comunicação e de emissoras de rádio e TV se reuniram nesta quinta-feira (10) com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, para discutir o assunto.

Os representantes das empresas de comunicação pediram ao governo que tome medidas para garantir a segurança dos profissionais de imprensa escalados para trabalhar nesse tipo de atos. Ao entregar um ofício solicitando providências ao governo federal, entidades como a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) pediram que o Ministério da Justiça atue para melhorar o tratamento dado aos repórteres por agentes policiais.

De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, ocorre atualmente uma “inversão de valores” nos casos em que microfones, câmeras e celulares dos profissionais de imprensa estão sendo considerados “muitas vezes pelos policiais como uma arma” e que, na maioria das vezes, eles “têm agredido” os jornalistas.

“Temos visto uma escalada de violência nos últimos dias, em que profissionais têm sido agredidos, emissoras têm sido invadidas, pichadas e danificadas. Isso, no nosso entendimento, é inadmissível, atenta contra o Estado de Direito Democrático. Está havendo um equívoco, e algumas pessoas estão confundindo [as coisas], [pensando] que os veículos de comunicação são protagonistas do processo político. Eles não são, simplesmente informam os fatos para a sociedade”, afirmou o presidente da Abert.

De acordo com o ministro Edinho Silva, o governo reforça seu compromisso com as liberdades de imprensa e de expressão. Silva disse que vai encaminhar as demandas à presidenta Dilma Rousseff e ao Ministério da Justiça para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Edinho Silva, que conversou com os jornalistas ao lado de Slaviero, defendeu o fim da intolerância no país. “A violência não é boa em hipótese alguma. Nem daqueles que defendem o governo, nem dos que o criticam. Ela tem que ser coibida o tempo todo, independentemente de quem deu origem ao ato”, afirmou o ministro. Segundo Silva, a saída para “o ambiente político em que estamos vivendo” é o diálogo.

São Sebastião recebe primeira Roda de Conversa de 2016

0

 

 

Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

No ano passado, governador ouviu demandas de outras três regiões: Candangolândia, Itapoã e Recanto das Emas. Nesta quinta (10), cerca de 500 pessoas participaram do encontro

Por Amanda Martimon – De volta com a Roda de Conversa, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ouviu demandas dos moradores de São Sebastião, na noite desta quinta-feira (10). Cerca de 500 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros, reuniram-se na vila olímpica da região administrativa para levar questões ao chefe do Executivo na primeira edição de 2016. A população reivindica mais segurança e levanta assuntos como saúde, regularização de terrenos e limpeza urbana.

Outras edições

Em 2015, Candangolândia, Itapoã e Recanto das Emas receberam o evento, em que todos podem se inscrever e sete participantes são sorteados para fazer perguntas diretamente ao governador. Além disso, convidam-se três líderes comunitários e de movimentos sociais para apresentar reivindicações.

GDF declara ilegal manifestação do PT na Torre de TV e notifica partido para escolher outro local

0

 

protesto pt

 

Nota oficial

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que os movimentos sociais Vem Para a Rua, Brasil Livre, Brasil Futuro, Ocupa Brasília e Limpa Brasil, fizeram agendamentos, respectivamente nos dias 03, 07, 14 de dezembro, 26 de fevereiro e 1 de março de 2016, para ocupar a área central da cidade. O objetivo declarado destes movimentos é pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na última terça, 8 de março, o Partido dos Trabalhadores comunicou a SSP sobre a realização de uma manifestação, também na zona central de Brasília, com dia e horários coincidentes. A finalidade deste último evento, de acordo com seus próprios organizadores, é a “defesa da Democracia, do Estado de Direito, bem como para defender a Presidente Dilma e o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Considerando a maneira como a Constituição Federal disciplina o direito à livre manifestação (artigo 5º, inciso XVI, CF): “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.”;

Considerando que os dois grupos se declaram publicamente como antagônicos;

que a experiência adquirida em eventos anteriores desta natureza na área central de Brasília preconiza que movimentos divergentes sejam mantidos a pelo menos cinco quilômetros de distância;

que o local de concentração escolhido pelos movimentos pró-impeachment é o Museu da República, que está a apenas 1,5 quilômetros de distância da Torre de TV, local da concentração que foi indicado pelo PT;

que a Rodoviária do Plano Piloto é o único ponto de acesso de transporte de massa da região central de cidade e

que as manifestações pró-impeachment foram agendadas primeiro:

A SSP notificou o Partido dos Trabalhadores sobre a ilegalidade de sua pretensão. Caso seja do interesse do partido, os organizadores podem indicar outro local no território do Distrito Federal para se reunirem.

O planejamento da operação está sendo feito dentro de critérios técnicos, que visam resguardar a segurança dos moradores da cidade – sejam eles manifestantes ou não. A SSP e as forças de segurança do DF trabalham em conjunto para que as manifestações programadas para o próximo dia 13 ocorram dentro da legalidade, garantindo o direito e a segurança de todos.

Mais uma vez, carro da Polícia Militar capota com três militares dentro

0

carro pm

 

De acordo com a comunicação social da corporação outro carro bateu na Pajero antes que os policiais perdessem o controle

Por  Luiz Calcagno – Mais uma Pajero da Polícia Militar capotou no Distrito Federal. A ocorrência, dessa vez, foi no Recanto das Emas. Três policiais militares estavam o veículo no momento do acidente.

De acordo com a comunicação social da corporação outro carro bateu na Pajero antes que os policiais perdessem o controle. A motorista não era habilitada.

Acidentes recorrentes – Essa é a segunda ocorrência sete dias. Na tarde de quinta-feira (3/3), outra Pajero da PM capotou próximo ao Aeroporto de Brasília. Três militares estavam no veículo no momento do acidente e ninguém se feriu gravemente.

No acidente mais grave deste ano, um carro da corporação capotou em 2 de fevereiro, na BR-070, ainda em Ceilândia, 200 metros após a Ponte do Rio Descoberto, no sentido Águas Lindas, com quatro PMs dentro.

O cabo Renato Fernandes Silva não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Paramédicos do Corpo de Bombeiros chegaram a socorrê-lo e ainda tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram.

Renato Fernandes Silva estava há 12 anos na corporação. Socorridos, os outros integrantes da equipe não correm risco de vida. Os bombeiros levaram os feridos de ambulância para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). (Com informações do Correio Braziliense)

Dilma convida Lula para assumir a Casa Civil. Jaques Wagner pode ir para a Justiça

0
Foto André Coelho | Agência O Globo
Foto André Coelho | Agência O Globo

 

Por Lauro Jardim – A ida de Lula para o governo ganhou um novo e surpreendente contorno agora há pouco.

Dilma Rousseff convidou Lula para assumir a chefia da Casa Civil. Neste caso, Jaques Wagner seria deslocado para o Ministério da Justiça.

Lula, no entanto, ainda não respondeu ao convite. Segundo pessoas próximas, ainda não se convenceu.

Lula responde a pedido de prisão com novos ataques a promotor do MP-SP

0
Ex-presidente Lula é acusado pelo MP-SP de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Foto Agência Senado
Ex-presidente Lula é acusado pelo MP-SP de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Foto Agência Senado

 

Em nota divulgada nesta noite (10), pedido de prisão seria ‘tentativa de o promotor usar seu cargo para fins políticos’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu ao pedido de prisão preventiva entregue pelo Ministério Público de São Paulo à Justiça. Em nota divulgada no início desta noite (10) por meio de seu instituto, o ex-presidente voltou a atacar a conduta do promotor Cássio Conserino, responsável pelo caso.

Segundo o texto, o pedido de prisão preventiva contra Lula seria “mais uma triste tentativa [do promotor] de usar seu cargo para fins políticos”.

Confira a íntegra da nota:

“O promotor paulista que antecipou sua decisão de denunciar Luiz Inácio Lula da Silva antes mesmo de ouvir o ex-presidente dá mais uma prova de sua parcialidade ao pedir a prisão preventiva de Lula. Cássio Conserino, que não é o promotor natural deste caso, possui documentos que provam que o ex-presidente Lula não é proprietário nem de triplex no Guarujá nem de sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade. Mesmo assim, solicita medida cautelar contra o ex-presidente em mais uma triste tentativa de usar seu cargo para fins políticos.”

(Com informações do IG)

TUTORIAL | Grupo divulga vídeo oficial ensinando a “dancinha do impeachment” para quem quer pagar mico na manifestação

4

dancinha

Ao final do vídeo, o Consciência Patriótica convoca o internauta a cantar e ensinar a dança para amigos e família

O movimento Consciência Patriótica, que vem organizando protestos pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em Fortaleza, divulgou nesta quarta-feira, 9, vídeo em que ensina passo a passo a coreografia da dança feita pelo grupo em manifestações – que ficou conhecida como “dancinha do impeachment”.

“Muitas pessoas de diversas idades e de diversos locais do país pediram ao Movimento Consciência Patriótica para ensinar a coreografia da música Seja Patriota. Foi feito então um tutorial ensinando passo a passo a coreografia da música na qual o mais importante é a mensagem”, diz comunicado na página do grupo.

Ao final do vídeo, o Consciência Patriótica convoca o internauta a “cantar e ensinar” a dança para amigos e família. No texto, o grupo também pede ajuda, através da doação de imóvel, filmadoras, computadores, impressoras, cadeiras, mesas de escritório. (Com informações do jornal O Povo)

 

https://www.youtube.com/watch?v=Q0Fn8Vh2TRA