Início Site Página 137

Pagamento do IPVA 2026 começa na segunda-feira (23)

0

Prazo da primeira parcela vai até sexta (27), conforme final da placa

Brasília, 20 de fevereiro de 2026 — A Secretaria de Economia do Distrito Federal orienta os proprietários de veículos sobre o início do calendário de pagamento do IPVA 2026. A quitação da primeira — ou única — parcela deve ser feita entre segunda-feira (23) e sexta-feira (27), de acordo com o dígito final da placa. Veículos com finais 1 e 2 vencem no dia 23, e as demais datas seguem a sequência numérica.

Arte: Divulgação/Seec

Os boletos foram encaminhados pelos Correios. Também é possível emitir a guia no portal da Receita do DF, na opção “Emitir o IPVA”. As parcelas são iguais e sucessivas, com valor mínimo de R$ 50. Quando o imposto total for inferior a R$ 100, o pagamento deverá ocorrer em cota única, explica o gerente do IPVA, Fabrício Bernardes.

Alíquotas mantidas

Para 2026, não houve alteração nas alíquotas. Permanecem os percentuais de:

  • 1% para veículos de carga com capacidade acima de 2.000 kg, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e tratores;

  • 2% para ciclomotores, motocicletas, motonetas, triciclos e quadriciclos;

  • 3% para automóveis, caminhonetes e utilitários.

A variação no valor do imposto decorre das oscilações do mercado, influenciadas por fatores como ano, marca e modelo. A base de cálculo é definida a partir de levantamento técnico regionalizado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, considerando exclusivamente os preços praticados no Distrito Federal. Consultas genéricas no site da Fipe podem divergir do valor venal adotado na tabela oficial do DF.

Variação média e arrecadação

Neste exercício, o IPVA apresenta variação média de 1,72%, índice relacionado à atualização do valor venal dos veículos, conforme pesquisa realizada entre setembro de 2024 e setembro de 2025. Como exemplo, um automóvel avaliado em R$ 80 mil terá imposto de R$ 2,4 mil, aplicada a alíquota de 3%.

A Secretaria de Economia projeta arrecadação de R$ 2,14 bilhões com o tributo em 2026.

GDF destaca investimentos em moradia no lançamento da Campanha da Fraternidade 2026

0

Evento em Brasília debate habitação como direito e reforça ações habitacionais no DF

Brasília, 20 de fevereiro de 2026 — Representando o Governo do Distrito Federal (GDF), o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo participou, nesta quinta-feira (19), do lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, promovido pela Arquidiocese de Brasília. A cerimônia foi realizada no Colégio Marista da Asa Sul, um dia após o anúncio nacional feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, a edição deste ano propõe reflexão sobre habitação como direito fundamental e expressão da dignidade humana. Durante o encontro, o secretário apresentou programas e investimentos adotados pelo GDF desde 2019 para reduzir o déficit habitacional e ampliar o acesso à moradia regular.

Segundo José Humberto, o planejamento urbano e a política fundiária são pilares para assegurar habitação legal. O gestor destacou a meta de construção de 80 mil novas unidades residenciais no DF. De acordo com dados apresentados, cerca de 96 mil pessoas estão aptas a integrar programas habitacionais cadastrados na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal.

O secretário detalhou o recorte social adotado pelo governo, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade plena. Entre as ações mencionadas estão a entrega de 450 lotes urbanizados em Sol Nascente e outros dois mil no Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas. O programa também contempla beneficiários com renda de até três salários mínimos.

Além da produção habitacional, José Humberto ressaltou iniciativas de apoio financeiro. Entre elas, o Cheque Moradia, criado em parceria com a Câmara Legislativa, que concede R$ 16 mil para entrada na aquisição do imóvel. Outro eixo envolve melhorias habitacionais em residências precárias. Somados, os dois programas já receberam investimentos da ordem de R$ 80 milhões.

O secretário enfatizou ainda a importância da participação social na formulação de políticas públicas, colocando o governo à disposição para receber sugestões que aprimorem as ações voltadas à habitação.

Durante o evento, o cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, reforçou o papel social da fé e a relevância do debate sobre moradia. Segundo ele, a Igreja busca contribuir para o diálogo institucional e para o fortalecimento de iniciativas que promovam dignidade, especialmente às populações mais vulneráveis.

A programação também teve como foco a preparação de agentes pastorais, que atuarão na disseminação das reflexões propostas pela campanha ao longo do ano.

Ressaca de Carnaval: Sesc-DF inicia distribuição gratuita de ingressos

0

Sesc + Axé será realizado no Recantos das Emas, no dia 15/03, e vai reviver sucessos dos anos 90 e 2000 com as bandas Cheiro de Amor, Babado Novo e Terra Samba

O Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) inicia, na próxima segunda-feira, dia 23, a distribuição gratuita dos ingressos para o primeiro Sesc + Axé.  O evento será realizado na quadra 206 do Recanto das Emas (ao lado do Atacadão Dia a Dia), no dia 15 de março, a partir das 16 horas, e promete ser a melhor ressaca de carnaval do Distrito Federal. Será uma verdadeira celebração aos clássicos contagiantes dos anos 90 e 2000.
O público poderá cantar e dançar ao som de clássicos interpretados por Cheiro de Amor, Terra Samba e Babado Novo, nomes consagrados do gênero e que ajudaram a popularizar o estilo em todo o país.
Além das atrações nacionais, o evento também vai valorizar a cena local com apresentações da banda Macetada Pagodão e do grupo percussivo Batalá Brasília, reforçando o compromisso do Sesc-DF com a diversidade musical e o fortalecimento da produção artística regional.
 Mais que um Show
Além dos grandes sucessos da música baiana, o Sesc + Axé  vai contar com praça de alimentação, monitoramento por câmeras, revista na entrada, equipe de segurança reforçada e área especial elevada destinada ao público PCD. Outra atração será o “Espaço Experiência”, com atividades gratuitas como touro mecânico, cabine de fotos 360º e distribuição de brindes.
Como retirar os Ingressos 
O Sesc-DF inicia, na próxima segunda-feira, dia 23, a retirada gratuita dos ingressos para a 1ª edição do Sesc + Axé. O processo será feito de forma on-line, por meio do site  www.sescdf.com.br.
Os interessados precisam fazer o cadastro no site e, na sequência, preencher o formulário para retirar o ingresso. Será possível adquirir apenas duas entradas por CPF.
Importante: Para garantir conforto e segurança de todos, o acesso ao evento respeitará a capacidade do local. Por isso, é importante chegar com antecedência, já que o ingresso não assegura a entrada após a lotação.
Classificação indicativa
 A classificação indicativa é de 16 anos. Menores não precisam de ingresso, mas só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso contrário, será exigida autorização assinada pelos responsáveis, em duas vias registradas em cartório.
Doação solidária
No dia do evento, o Sesc-DF solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa. As arrecadações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil, maior banco de alimentos do Distrito Federal e referência nacional no combate ao desperdício.
Somente em 2025, o programa distribuiu cerca de 2 milhões de quilos de alimentos, beneficiando mais de 112 mil pessoas mensalmente.
  Projeto de descentralização da Cultura
O Sesc+Axé integra o projeto Sesc+Música, iniciativa da atual gestão voltada à descentralização das ações culturais, levando atrações nacionais e talentos locais às diversas regiões administrativas do Distrito Federal. A proposta é ampliar o acesso à arte, fortalecer a economia criativa e promover experiências culturais acessíveis à população.
O Sesc + Música já levou grandes atrações culturais ao Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Samambaia e Taguatinga. Já passaram nomes como Péricles, Iza, Diogo Nogueira, Bruno & Marrone, Israel & Rodolfo, Tribo da Periferia, Hungria, Joelma, entre outros.
O último evento foi a 3ª edição do Sesc + Sertanejo, em setembro de 2025, que reuniu cerca de 10 mil pessoas ao som de Leon Correia, Enzo e Rafael, Lia Almeida, Eduardo Costa e Edson e Hudson.
Sobre as Bandas
Cheiro de Amor 
São mais de 40 anos de uma trajetória que se confunde com a história da música da Bahia. São 26 discos lançados e 4 DVD’s. Entre os grandes sucessos estão: “Vai Sacudir, Vai Abalar”, “Ficar com Você”, “Aviãozinho”, “Amassadinho” e “Pense em Mim”.
A nova vocalista é Raquel Tombesi. Ela recebeu o convite para o posto em março de 2025. Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e a cantora começou a carreira no sertanejo, mas a inquietude a levou para a energia do Axé. Se mudou para Salvador e tocou em bares e restaurantes. Em 2024, foi destaque no Carnaval da capital baiana à frente da Pimenta Nativa. Suas referências são Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Tomate e Banda Eva.
Babado Novo 
Formada em 2001, a banda Babado Novo ganhou o Brasil a partir de 2003, extraindo sucessos como “Eu Fico”, “Safado, Cachorro, Sem-Vergonha”, “Bola de Sabão”, “Insolação do Coração” e “Doce Paixão”. Todas essas canções na voz de Cláudia Leite, que deixou o vocal do grupo após o Carnaval de 2008.
Desde 2012, o vocal da banda é comandado por Mari Antunes. Com ele, o grupo lançou três discos. O último, em 2022, celebrou os 20 anos da banda.
Terra Samba 
Uma das bandas mais tradicionais do Axé Music, o Terra Samba surgiu em 1991 e  figura entre as 10 bandas brasileiras que mais venderam CD. O álbum “Terra Samba ao vivo e a cores”, lançado em 1998, vendeu cerca de 2,5 milhões de cópias.
Com lançamentos constantes, o grupo atualmente conta com cerca de 300 mil ouvintes mensais orgânicos no Spotify e tem forte presença em todas as plataformas digitais. Os vídeos da banda já foram vistos mais de 25 milhões de vezes, de acordo com números do Canal Oficial da banda no Youtube.
O último projeto foi em 2025, o EP “Resenha e Samba”, que contou com 4 faixas, sendo 3 inéditas: “Marrenta”, “Brincadeira” e “Vai deslizando”, além de “Tchaco”, lançada junto com o clipe e que foi a grande aposta para o verão.
Bandas locais
Grupo Batalá Brasília 
O Batalá Brasília integra um movimento percussivo mundial, nascido em Paris em 1997, por iniciativa do músico e bailarino José Gilberto Gonçalves dos Santos, o Mestre Giba.
Atualmente conta com 46 formações espalhadas pelo planeta, 9 discos gravados, o Batalá caracteriza-se por ser um projeto totalmente autoral, de percussão e dança, que tem no Samba Reggae o seu fundamento rítmico e na promoção e divulgação da brasilidade o seu compromisso.

Em Brasília, o Batalá atua desde 2003. São aproximadamente 100 integrantes, que se encontram regularmente para atividades de formação musical e coreográfica, e que se reciclam por meio de workshops no Brasil e em inúmeros encontros mundiais.

Banda Macetada Pagodão 

Com suas raízes fincadas no pagodão baiano e influências de música brasileira, a Macetada cria uma experiência musical emocionante e envolvente. Seu som é uma fusão quente de percussão pulsante, sopros marcantes e um corpo de baile arrebatador, garantindo uma atmosfera de festa em cada apresentação.

Guias de turismo impulsionam crescimento internacional de Brasília

0

No Dia Internacional do Guia de Turismo, profissionais ganham destaque em ano de recorde na chegada de estrangeiros à capital federal

No dia 21 de fevereiro, quando é celebrado o Dia Internacional do Guia de Turismo, Brasília tem ainda mais motivos para valorizar esses profissionais. Em 2025, a capital federal registrou um recorde na chegada de visitantes internacionais, com cerca de 110 mil turistas estrangeiros. A Argentina lidera o ranking dos países emissores, seguida por Estados Unidos, Peru, Colômbia e Portugal, consolidando o destino brasiliense no cenário global.

Mais do que apresentar monumentos, os guias são responsáveis por transformar a visita em uma experiência completa, conectando história, arquitetura e identidade cultural. Para mostrar essa rotina de perto, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal acompanhou um dia de trabalho do guia Flávio Dino Carlos, de 28 anos, que atua há três anos na capital, atendendo principalmente o público internacional.

O guiamento realizado por Flávio para o casal inglês John e Sheila Pator incluiu alguns dos principais cartões-postais da cidade, como o Memorial JK, o Santuário Dom Bosco, a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, a Ponte JK e o Palácio da Alvorada, além do Setor de Embaixadas Sul.

Acostumado a receber turistas de países como Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Suíça, África do Sul, Turquia e Noruega, o guia avalia que o crescimento do fluxo internacional exige investimento constante em qualificação. “Brasília recebe milhares de turistas estrangeiros e ainda estamos escassos de guias que falem inglês fluentemente. Como é o idioma universal, é fundamental que o guia capacitado e credenciado saiba se comunicar bem no idioma”, afirma. Segundo ele, grande parte dos atendimentos ocorre por meio de parcerias com hotéis, que fazem a indicação diretamente na recepção.

“Trabalhamos de forma conjunta com hotéis, bares e restaurantes. Eles nos indicam, o que facilita o trabalho de todos e dá segurança aos turistas”, completa Flávio.

Experiência que muda a percepção do Brasil

O interesse pela arquitetura moderna foi o que motivou o casal inglês a incluir Brasília no roteiro de férias. Depois de passarem pelo Rio de Janeiro, eles decidiram permanecer por mais quatro dias na capital para conhecer de perto as obras que já admiravam na Europa, influenciadas por Le Corbusier.

Indicados pelo hotel onde estão hospedados, eles contaram com o acompanhamento do guia durante o passeio e destacaram a importância da experiência para compreender melhor a cidade. “Muitas pessoas na Europa pensam que o Brasil é apenas Rio de Janeiro, praia e carnaval, mas a capital é fundamental para entender o país. Se você visita apenas as praias, não conhece realmente o Brasil”, afirmaram.

Profissionais essenciais para o crescimento do turismo

Para o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o trabalho dos guias tem impacto direto na consolidação de Brasília como destino internacional. “Os guias de turismo são fundamentais para o desenvolvimento do setor. São eles que acolhem o visitante, contam a nossa história e traduzem a essência da capital. O recorde de turistas estrangeiros mostra que Brasília está cada vez mais presente no cenário mundial, e esses profissionais têm papel decisivo para transformar cada visita em uma experiência de qualidade, movimentando toda a cadeia produtiva do setor turístico.”

“Embaixadores” de Brasília

Para o guia de turismo e vice-presidente do Sindigtur-DF, Juan Luis Hermida, o profissional é um verdadeiro representante do destino. “O guia de turismo é um embaixador da cidade. Não é a mesma coisa uma visita sem alguém que explique e contextualize. O guia transforma dados em uma narrativa viva, conta por que a capital foi transferida, quem fez os monumentos, o que eles representam, e isso encanta o turista”, destaca.

Ele ressalta que Brasília se consolida como referência no turismo cívico e arquitetônico, atraindo estudantes de todo o país e visitantes estrangeiros interessados nas obras de Oscar Niemeyer e no plano urbanístico de Lúcio Costa. Atualmente, 400 guias estão cadastrados no sindicato, e os profissionais que dominam outros idiomas atuam praticamente sem baixa temporada.

Profissão regulamentada e especializada

Para atuar na área, é necessário concluir o curso técnico de Guia de Turismo e realizar o cadastro no Cadastur, do Ministério do Turismo, que garante a credencial profissional. O guia regional é especialista no destino onde atua, assegurando ao visitante informações qualificadas e uma vivência mais completa.

Neste Dia Internacional do Guia de Turismo, Brasília celebra não apenas números históricos, mas os profissionais que dão voz aos monumentos, contextualizam a história e fazem com que cada visitante leve consigo uma nova visão sobre a capital do país.

Final de semana tem blocos, exposições e sessões especiais de filmes

0

Ressaca da folia terá celebrações no Plano Piloto, Samambaia, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante e Taguatinga; eventos contam com apoio do GDF

O Carnaval chegou ao fim, mas a folia continua no Quadradinho. Com investimento de R$ 10 milhões, o DF Folia 2026 iniciou no dia 7 deste mês e segue até 1º de março, com 73 blocos em 18 regiões administrativas.

Neste sábado (21), estão programados os blocos Maria Vai Casoutras, das 13h às 21h, no estacionamento do Parque Ana Lídia; Calango Alternativo, das 14h às 23h, na QN 302, Conjunto 8, Samambaia Sul; Joaninha 2026, das 12h às 20h, no estacionamento do Centro Cultural do Taguaparque; Ressaca do Carnaval, das 16h à meia-noite, no Núcleo Bandeirante.

O bloco Manga Botânica marca presença no Parque Vivencial do Jardim Botânico, domingo | Foto: Divulgação

Domingo (22) também será dia de festa graças aos blocos Manga Botânica, das 14h às 22h, no Parque Vivencial do Jardim Botânico; e Choro no Eixo com Márcio Marinho e convidados, das 9h às 17h, no Eixão, na altura da 207 Norte. A programação é atualizada no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Além dos eventos carnavalescos, a Agência Brasília listou atrações para o final de semana que contam com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF). Confira abaixo.

Para a criançada

Reaberto pelo GDF em dezembro de 2024, o Teatro Nacional Claudio Santoro será palco de muitas brincadeiras e risadas neste final de semana. O evento Ressaquinha em Cena montou uma programação especial gratuita para os pequenos, com pintura de rosto, balãomania, personagens vivos, brinquedos infláveis e espaço de experimentação sensorial, nos foyers Martins Pena e Vila Lobos. No sábado, as atividades vão das 14h às 17h; no domingo, das 10h às 14h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na plataforma Sympla. Pais e responsáveis terão a oportunidade de conhecer a exposição É Pau, É Pedra, de Sergio Camargo.

Sétima arte

No Cine Brasília, uma das atrações é Jurassic World: Recomeço | Foto: Divulgação

O Cine Brasília preparou uma programação especial para os foliões que, após dias intensos de festa, desejam descansar e relaxar. A Mostra Oscar 2026 continua com as estreias de Coração de Lutador — The Smashing Machine A Hora do Mal, além de novas sessões de O Agente SecretoFoi Apenas um AcidenteValor SentimentalPecadoresFrankensteinSonhos de TremSirâtA Meia-Irmã FeiaJurassic World: Recomeço Zootopia 2.

Para celebrar o espírito carnavalesco, o cinema recebe o lançamento do minidoc Calango Careta — 10 Anos de Eterno Carnaval, nesta sexta (20), às 18h. Também nesta sexta, às 20h30, e no sábado, às 18h30, haverá Sessão Clássicos com Amor à Flor da Pele, que marcou o cinema ásiatico contemporâneo. No sábado, a Sessão Acessível traz o filme , com entrada gratuita. Já as Sessões Atípicas serão na quarta (25), com Zootopia, às 10h, e O Menino e o Panda, às 15h, tendo ingressos no valor promocional de R$ 5 a meia e R$ 10 a inteira.

Inclusão

Moradores da Estrutural e São Sebastião terão a oportunidade de ir ao cinema pertinho de casa. É que o Cine Funn passará pelas duas regiões, com sessões gratuitas de curtas e longas-metragens nacionais, e espetáculos teatrais e circenses. O circuito itinerante estará em São Sebastião, nesta sexta e no sábado, no Ginásio São Bartolomeu (Quadra 2, Conjunto 13, Bairro São Bartolomeu). Na Estrutural, o evento será entre os dias 23 e 27, com oficinas de fotografia e vídeo, além de cinema ao ar livre.

Ancestralidade

Além de exposições, o Memorial dos Povos Indígenas tem atividades abertas no sábado pelo projeto Arandu: Ouvir o Tempo | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Que tal visitar o Memorial dos Povos Indígenas? Localizado no Eixo Monumental, o espaço recebe o projeto educativo Arandu: Ouvir o Tempo, com atividades até o final de março. Neste sábado, às 11h, haverá leitura de imagens, e na terça (24), às 14h, será ministrada a formação O tempo não é linha: diálogos sobre arte indígena contemporânea. As experiências são mediadas por pesquisadoras indígenas, voltadas à escuta, ao diálogo intercultural e à valorização dos saberes e das expressões indígenas contemporâneas.

As exposições também chamam a atenção. Até domingo, fica em cartaz a mostra Bancos Indígenas do Brasil: Rituais, que apresenta 54 obras de 39 etnias sobre o papel central dos rituais na vida indígena. Além disso, a exposição Território da Diversidade apresenta um conjunto de objetos, artefatos, fotografias e painéis informativos sobre os povos krahô, mebengokre, fulni-ô, mehinako, waurá, kamayurá, yawalapiti, mbya guarani, xavante e kariri-xocó. O museu abre de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Arte

No Museu de Arte de Brasília (MAB), os visitantes podem conhecer o projeto Hospitalidade, que reúne as exposições Imagem ArkhéFazer o QuiloA Erosão Inevitável do Tempo Imagem Escrita Palavra Pintada, em vigor até 1º de março. Haverá uma visita guiada neste sábado, às 16h, com mediações e performance do artista Rafael Vaz.

Além disso, até quinta-feira (26), está disponível a mostra Diálogos da Liberdade, na Coleção Brasília, que aborda o início da capital federal, por meio de fotografias, peças e objetos históricos. O MAB funciona das 10h às 19h, todos os dias, exceto terças-feiras.

Fauna e flora

Apreciar os animais em ambiente protegido é a dica da semana do Zoológico, que, aos domingos, tem entrada gratuita | Foto: Divulgação/FJZB 

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) estará de portas abertas para a população neste final de semana, das 8h30 às 17h (com entrada permitida até as 16h30). De terça a sábado, o ingresso custa R$ 5 por pessoa; aos domingos, é gratuito, pelo programa Lazer para Todos.

A gratuidade aos domingos e feriados também contempla o Zoológico de Brasília, que funciona das 8h30 às 17h, com venda de ingressos até as 16h. O pagamento é em dinheiro, Pix ou cartão de débito e crédito.

Com o Vai de Graça, a população pode acessar estes e outros equipamentos sem preocupação em relação ao deslocamento. Lançado no ano passado, o programa permite a gratuidade nos ônibus e no metrô aos domingos e feriados.

Fevereiro Roxo reforça cuidado a pacientes com dor crônica no HRSM

0

Mês de conscientização sobre a fibromialgia destaca atendimento multidisciplinar oferecido pela unidade

Dor que não aparece em exames, mas limita movimentos, afeta o sono e compromete o dia a dia. Essa é a realidade de quem convive com fibromialgia, síndrome crônica que exige acompanhamento contínuo e cuidado multidisciplinar. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), pacientes com dor crônica contam com suporte especializado por meio do Ambulatório da Dor.

É essa estrutura que hoje acompanha a rotina de Rosalina Lopes, 54 anos. Diagnosticada há sete anos, ela só buscou acompanhamento especializado no ano passado. Desde então, integra os encontros do ambulatório e relata melhora significativa.

“Tem dias em que minhas mãos e braços doem muito. Quando venho para cá e faço infiltração de bloqueio, chego em casa bem mais aliviada”, conta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira convive com fibromialgia. A cada dez pessoas diagnosticadas, entre sete e nove são mulheres, principalmente na faixa dos 30 aos 60 anos. Apesar da maior incidência feminina, a síndrome também pode atingir homens, idosos, adolescentes e até crianças.

Em janeiro deste ano, entrou em vigor a Lei nº 15.176/2025, que reconhece a fibromialgia e outras doenças correlatas como condições que podem configurar deficiência. A legislação prevê atendimento multidisciplinar e a capacitação de profissionais especializados, ampliando o olhar sobre a complexidade do quadro.

A fibromialgia provoca dor difusa, sobretudo em músculos e tendões. Também pode estar associada a cansaço persistente, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e concentração, além de sintomas depressivos. Embora não seja progressiva, ainda não há cura, o que torna o acompanhamento contínuo essencial para garantir mais qualidade de vida.

Para a reumatologista do HRSM, Rafaela Cruz, um dos maiores desafios enfrentados pelos pacientes é justamente a invisibilidade da doença. “A fibromialgia é uma doença invisível. Não há uma alteração física aparente, como em uma fratura, por exemplo. Trata-se de uma resposta exacerbada à dor. O paciente sente de forma real e intensa, mas isso nem sempre é percebido por quem está ao redor”, explica.

Segundo a médica, o diagnóstico é clínico, baseado na história e nos sintomas apresentados. “Não existem exames laboratoriais ou de imagem que confirmem a doença. O cérebro interpreta sinais comuns como extremamente dolorosos, e fatores como ansiedade e depressão podem agravar esse processo”, detalha.

Como funciona o Ambulatório da Dor no HRSM

O atendimento às pessoas com dores crônicas acontece por meio do Ambulatório da Dor, projeto estruturado em 12 encontros semanais. A proposta vai além do controle dos sintomas. O foco está na educação em saúde, na compreensão da condição e no fortalecimento da autonomia para o enfrentamento diário.

Durante o programa, os participantes contam com acompanhamento multiprofissional. Na fisioterapia, aprendem exercícios, alongamentos e técnicas voltadas ao alívio da dor. O suporte psicológico oferece acolhimento emocional e psicoeducação, fundamentais para quem convive com sofrimento contínuo. Já a terapia ocupacional avalia os impactos nas atividades diárias e propõe adaptações que preservem funcionalidade e independência.

Para a fisioterapeuta Thayze Braga, o objetivo é oferecer estratégias aplicáveis fora do ambiente hospitalar, ajudando o paciente a lidar melhor com os sintomas no dia a dia. “Trabalhamos alongamentos, relaxamentos e auriculoterapia. Quando o paciente entende que existem recursos para lidar com a dor e que ela não precisa ser totalmente limitante, há melhora na qualidade de vida e até redução do uso excessivo de medicamentos”, destaca.

O acesso ao grupo ocorre por encaminhamento médico. De acordo com a chefe do Serviço de Psicologia do HRSM, Paola Palatucci Bello, pacientes regulados para a reumatologia passam por avaliação e, ao ser identificado um padrão de dor persistente, podem ser direcionados ao programa.

“O encaminhamento é entregue à enfermagem, que organiza a lista de espera. À medida que novos grupos são formados, os pacientes são chamados. Cada turma reúne, em média, 15 participantes”, explica. Usuários atendidos pela ortopedia também podem ser incluídos, desde que atendam aos critérios clínicos estabelecidos.

Neste mês de conscientização, o HRSM reforça a importância do diagnóstico e do acompanhamento especializado, oferecendo atendimento multiprofissional e acolhedor às pessoas com fibromialgia e outras condições associadas à dor crônica.

Agências do trabalhador têm 734 vagas de emprego abertas nesta sexta

0

Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3.843,90

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (20), 734 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 3.843,90.

O posto com maior remuneração é o de mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores). Há uma vaga aberta para pessoas com ensino médio completo e experiência prévia na função.

Outros cargos destacam-se pela quantidade de vagas disponíveis. Entre eles, o de repositor de mercadorias em Ceilândia Sul, com 30 oportunidades, sem exigência de escolaridade mínima nem de experiência, e salário de R$ 1,7 mil.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Celina debate regularização e criação da RA da Ponte Alta Norte

0

Encontro reunirá autoridades do Distrito Federal para discutir regularização de áreas, infraestrutura urbana e proposta de criação de nova Região Administrativa

Da Redação

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participará de uma reunião comunitária voltada à regularização fundiária, à proposta de criação de uma Região Administrativa (RA) e à discussão de melhorias na infraestrutura da Ponte Alta Norte. O encontro contará também com a presença do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz, do deputado federal Rafael Prudente e do deputado distrital Eduardo Pedrosa.

A reunião está marcada para o dia 20 de fevereiro, às 20h, na DF-475, KM 5, chácara Flamboyant, na região da Ponte Alta Norte, e será aberta à participação dos moradores da localidade. A iniciativa tem como finalidade apresentar informações, ouvir a comunidade e debater ações relacionadas à regularização das áreas ocupadas, ao processo de criação da nova Região Administrativa e à execução de obras de infraestrutura.

Durante o encontro, representantes do Governo do Distrito Federal e do Legislativo deverão prestar esclarecimentos sobre projetos em andamento e perspectivas futuras, além de ouvir demandas da população sobre urbanização, mobilidade, ampliação de serviços públicos e organização territorial. A proposta é fortalecer o diálogo institucional e alinhar prioridades para o desenvolvimento urbano da região da Ponte Alta Norte.

Planetário Itinerante amplia acesso à ciência em escolas de Santa Maria

0

Projeto oferece sessões interativas gratuitas e incentiva vocações científicas entre estudantes

Brasília, 19 de fevereiro de 2026 — O projeto Planetário Itinerante, desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e a Associação das Empresas Fomentadoras do Bem-Estar, leva atividades de ciência e tecnologia às escolas do Distrito Federal. A iniciativa promove o acesso gratuito ao conhecimento astronômico, com experiências imersivas e interativas voltadas a alunos da rede pública.

Entre 22 de fevereiro e 13 de março, a programação será realizada em nove unidades de Santa Maria. Recebem as atividades o Centro de Ensino Médio 417, Centro Educacional Santa Maria, Centros de Ensino Fundamental 104, 201, 403 e 315, Centros Educacionais 416 e 310, além do Centro de Ensino Médio 404.

O cronograma inclui sessões educativas de astronomia, palestras e oficinas práticas. As ações utilizam simuladores e jogos didáticos para abordar conteúdos ligados à ciência, sustentabilidade e tecnologia. A proposta reforça a integração entre educação e inovação, ampliando o alcance pedagógico do Planetário de Brasília como instrumento de inclusão e difusão científica.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, ressalta que descentralizar o acesso ao conhecimento é fundamental para estimular novas vocações. Segundo ele, o projeto representa uma estratégia de popularização da ciência ao proporcionar vivências lúdicas e formativas fora dos espaços tradicionais.

Além do enfoque educacional, o Planetário Itinerante também prioriza a acessibilidade. As estruturas são adaptadas e contam com intérpretes de Libras, assegurando a participação de estudantes com deficiência auditiva. A iniciativa busca transformar o ambiente escolar em espaço de descoberta, fortalecendo valores educacionais e ampliando o interesse pelas carreiras científicas.

Doe vida: férias e feriados diminuem doações de leite materno

0

Rede de Bancos de Leite reforça importância da doação e do aleitamento

Brasília, 19 de fevereiro de 2026 — O leite materno segue reconhecido como o alimento mais completo e adequado para os bebês. Nesse contexto, a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) e os Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) exercem papel estratégico na redução da mortalidade infantil e na promoção da saúde, contribuindo para melhores indicadores de qualidade de vida.

A rBLH do Distrito Federal é apontada pelo Ministério da Saúde como referência nacional. O DF é a única unidade da Federação considerada autossuficiente em leite humano, condição que garante o atendimento integral à demanda de recém-nascidos internados em unidades neonatais, sem necessidade de captação externa.

Quem deseja doar ou precisa de orientações sobre amamentação pode procurar o Banco de Leite Humano (BLH) ou o PCLH mais próximo. O cadastro também pode ser realizado pelo Disque Saúde 160 (opção 4), pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) presta suporte à coleta domiciliar e ao transporte do leite doado.

Bancos de leite humano do DF contribuem diretamente para a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Doação em queda

Em janeiro, os estoques da rBLH registraram redução. Tradicionalmente marcado pelo período de férias, o mês costuma impactar a regularidade das doações. Foram coletados aproximadamente 1,5 mil litros de leite materno, volume cerca de 20% inferior ao previsto.

Integrante da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, Graça Cruz destaca o impacto do gesto solidário. Segundo ela, mulheres saudáveis, com produção excedente e disposição voluntária podem se tornar doadoras. “Ao decidir doar, a mulher passa a integrar uma rede que produz vida”, afirma.

A profissional ressalta que o ato vai além da doação de alimento. “Essa mãe não oferece apenas leite, mas amplia as possibilidades de sobrevivência de prematuros e bebês de baixo peso, permitindo que mais crianças tenham acesso aos benefícios do leite materno”, enfatiza.