Início Site Página 131

Vagas para pedreiro e soldador oferecem maiores salários nesta quinta

0

Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 691 oportunidades profissionais disponíveis nesta quinta-feira (26). O maior salário é de R$ 3 mil, encontrado em duas vagas para pedreiro de reforma geral e duas para soldador no Jardim Botânico. Também se destacam os valores oferecidos em dez chances para açougueiros no Guará (R$ 2.898), três para a mesma profissão em Taguatinga (R$ 2.608,20) e uma para técnico em manutenção de equipamentos e instrumentos hospitalares na Asa Sul (R$ 2.698,59).

Para pessoas com deficiência (PcD), estão abertos dez postos para auxiliar de limpeza, dez para cumim, dez para lavador de pratos, oito para monitor de transporte escolar e quatro para condutor escolar no Plano Piloto e em Samambaia. Os salários variam entre R$ 1.621 e R$ 1.750,68.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

IgesDF abre seleção para médico cardiologista e técnico de enfermagem

0

Processos seletivos formam cadastro reserva, com remuneração de até R$ 16 mil e contratação conforme necessidade das unidades

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está com inscrições abertas para dois processos seletivos simplificados: médico cardiologista (Edital nº 007/2026) e técnico de enfermagem — centro obstétrico (Edital nº 008/2026). As seleções visam à formação de cadastro reserva, com possibilidade de contratação nas modalidades determinada, indeterminada ou intermitente, conforme a necessidade das unidades administradas pelo instituto.

Para o cargo de médico cardiologista, a remuneração bruta é de R$ 16.030,94, com carga horária mínima de 24 horas semanais. Já para técnico de enfermagem — centro obstétrico, o salário bruto é de R$ 3.123,57, com jornada mínima de 36 horas semanais. Ambas as oportunidades oferecem benefícios institucionais, que incluem auxílio-transporte e alimentação (a depender de Acordo Coletivo de Trabalho, jornada e local de atuação quando não fornecida pela unidade), clube de benefícios com descontos em estabelecimentos parceiros, abono semestral e folga no mês de aniversário.

Médico cardiologista

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter graduação completa em medicina, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Também é exigida residência médica concluída ou em fase de conclusão até março deste ano, ou título de especialista em cardiologia emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O edital exige ainda experiência mínima de seis meses como médico cardiologista em ambiente hospitalar, incluindo atuação em emergência cardiológica, atendimento em pronto-socorro e realização de procedimentos invasivos. O cadastro reserva terá validade até 30 de março de 2027.

Técnico de enfermagem — centro obstétrico

Para participar, o candidato deve ter diploma ou certificado de conclusão do curso técnico em enfermagem, emitido por instituição reconhecida pelo MEC, além de registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). É obrigatória experiência mínima de seis meses como técnico de enfermagem em centro obstétrico, conforme critérios estabelecidos no edital.

Como requisitos desejáveis, serão considerados diferenciais experiência na assistência a recém-nascidos graves e certificações em atendimento à parada cardiorrespiratória, administração de medicamentos e qualidade e segurança do paciente. O cadastro reserva terá validade até 3 de abril de 2027.

Inscrições e validade

As inscrições estão abertas por meio do portal oficial de processos seletivos do IgesDF. O cadastro reserva formado a partir dos editais 007/2026 e 008/2026 será utilizado conforme a demanda assistencial das unidades da rede.

Ceilândia ganha novo prédio da Escola Classe 59

0

Unidade amplia conforto e estrutura para alunos do ensino fundamental

Brasília, 25 de fevereiro de 2026 – A Escola Classe 59 entrou em uma nova etapa com a inauguração do prédio definitivo, entregue nesta quarta-feira (25) pelo governador Ibaneis Rocha, na QNN 36. A unidade passa a contar com 16 salas de aula e capacidade para aproximadamente 600 estudantes das séries iniciais do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino. O investimento superou R$ 7,9 milhões.

Durante a solenidade, o governador destacou os benefícios da escola próxima às residências das famílias. “Ter os filhos estudando perto de casa traz tranquilidade aos pais, que sabem que os jovens estão em um ambiente seguro, saudável, com boa alimentação e professores qualificados”, afirmou.

Ibaneis Rocha lembrou ainda que, na véspera, outra unidade escolar foi entregue no Jardins Mangueiral, reforçando o caráter contínuo dos investimentos em educação. “O projeto educacional é permanente. A população cresce, e precisamos ampliar vagas e qualificar as escolas”, acrescentou.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que a inauguração integra as políticas públicas voltadas à permanência dos alunos na rede pública. “Garantimos oportunidades reais de ensino em ambientes estruturados, que impactam diretamente o aprendizado”, declarou.

Instalada em um terreno de 6.180 m², com 2.550,26 m² de área construída, a nova EC 59 dispõe de biblioteca, auditório, laboratórios de informática e artes, refeitório, quadra poliesportiva, sala de recursos, sala de apoio à aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Serviço de Orientação Educacional (SOE).

O projeto arquitetônico priorizou acessibilidade, com rampas, banheiros adaptados, piso tátil e sinalização em Braille. A edificação também conta com saídas de emergência, alarmes de incêndio e equipamentos de combate a fogo.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou a relevância da obra para a comunidade escolar. “A escola iniciou o ano letivo de 2026 em instalações modernas, construídas do zero para atender os estudantes da região”, afirmou.

Atualmente, a unidade atende crianças a partir de 4 anos, na educação infantil, até o 5º ano do ensino fundamental. São cerca de 470 alunos matriculados, com capacidade para até 547.

Renata Campos, diretora da EC 59: “Esperamos oito anos por esse momento. É uma alegria enorme receber uma estrutura tão bonita, que vai permitir oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças”

Para a diretora Renata Campos, a entrega representa o fim de uma espera de quase uma década. “É um dia histórico. Agora temos uma estrutura que permite oferecer educação de qualidade”, comemorou. Segundo ela, o antigo prédio apresentava problemas estruturais, o que levou à transferência temporária da escola.

Entre os estudantes, o sentimento é de entusiasmo. Daisy Cristina Lima, de 8 anos, elogiou o novo espaço, especialmente a quadra poliesportiva. Já Daiany Silva, mãe da aluna, destacou a segurança e a organização do ambiente. “É uma conquista importante para toda a comunidade”, afirmou.

Brasília reforça promoção internacional na Bolsa de Turismo de Lisboa

0

Capital aposta em turismo rural e gastronômico para atrair mercado europeu

Brasília, 25 de fevereiro de 2026 – A Secretaria de Turismo do Distrito Federal participa da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, apresentando ao público europeu uma Brasília que vai além da arquitetura modernista. Durante o evento, considerado um dos mais relevantes do setor na Europa, o DF destaca experiências ligadas ao turismo rural e gastronômico, com ênfase nas rotas da Uva e do Queijo.

A feira reúne cerca de 70 destinos internacionais, 1.400 expositores e aproximadamente 79 mil visitantes, entre profissionais do trade e público em geral, consolidando-se como uma plataforma estratégica para promoção turística e geração de negócios.

Segundo o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a presença em eventos internacionais amplia a visibilidade da capital federal. “A BTL é uma vitrine global. Estar aqui fortalece parcerias e reforça Brasília como destino de experiências, com cultura, natureza, gastronomia e hospitalidade”, afirmou.

O estande brasiliense conta com representantes do setor, incluindo Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Brasília Receptivo, Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira de Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav-DF) e Inframerica Decolando Turismo.

Entre os diferenciais promovidos pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal estão as rotas rurais. A Rota da Uva oferece visitas a vinícolas, degustações e vivências ligadas ao enoturismo no cerrado. Já a Rota do Queijo valoriza o processo artesanal, incentiva o consumo de produtos regionais e aproxima visitantes dos produtores locais.

As iniciativas integram propriedades rurais, cafés, restaurantes e meios de hospedagem, ampliando a oferta turística e impulsionando a economia das comunidades envolvidas. “O turismo de experiência gera renda, fortalece pequenos produtores e diversifica os atrativos da capital”, destacou o secretário.

A participação na BTL segue os eixos da política pública de turismo do DF, voltados à promoção em mercados prioritários, fortalecimento institucional e estímulo a negócios. A ação também possibilita intercâmbio de boas práticas e acompanhamento de tendências do setor.

No estande, o público participa de ativações interativas realizadas em parceria com o Aeroporto de Brasília – Inframerica. Uma das atrações é o futebol de botão temático “Brasil x Portugal”. Os participantes recebem brindes e concorrem a prêmios, como camiseta retrô da Seleção Brasileira de 1970 e camisa histórica de Portugal, em ação conjunta com a TAP Air Portugal.

Com a iniciativa, o Distrito Federal amplia sua inserção no cenário turístico internacional e reforça o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Pró-Jovem Digital abre 640 vagas gratuitas para jovens do DF

0

Programa amplia polos e aumenta número de vagas por unidade

Brasília, 25 de fevereiro de 2026 – A Secretaria da Juventude do Distrito Federal (Sejuve-DF) anunciou a abertura de inscrições para novas turmas do Pró-Jovem Digital. O programa disponibiliza 640 vagas gratuitas, distribuídas entre os turnos matutino e vespertino, destinadas a jovens de 15 a 29 anos residentes no DF.

A nova fase representa a expansão da iniciativa, que passa a ofertar 160 vagas por polo — número superior às edições anteriores, que contavam com 120 vagas por unidade. Além do aumento na capacidade, foram implantados novos polos nas regiões administrativas de Riacho Fundo II, Taguatinga, Paranoá e Ceilândia, ampliando o acesso à qualificação tecnológica.

Executado pela Secretaria da Juventude do Distrito Federal em parceria com a Secretaria da Família do Distrito Federal, o Pró-Jovem Digital oferece capacitação em áreas ligadas à economia digital. Entre os conteúdos abordados estão marketing digital, inteligência artificial, gestão de redes sociais, comércio eletrônico, criação de conteúdo, edição de vídeo e empreendedorismo digital.

De acordo com o secretário da Juventude, André Kubitschek, a ampliação do programa reforça o compromisso do governo em democratizar o acesso à formação tecnológica em diferentes regiões do Distrito Federal.

As turmas já estão em andamento, e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis. O cadastro deve ser realizado por meio de formulário online.

Operação Sossego flagra 17 motociclistas sem carteira e um alcoolizado em Ceilândia

0

Fiscalização do Detran-DF flagra infrações e reforça combate à poluição sonora

Brasília, 25 de fevereiro de 2026 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na noite de terça-feira (24), mais uma fase da Operação Sossego na região administrativa de Ceilândia. A iniciativa teve como alvo motocicletas com escapamentos modificados e outras irregularidades que afetam a segurança viária.

A ação ocorreu entre 21h e 23h50 e resultou na abordagem de um condutor sob efeito de álcool e 17 motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo, participaram 20 agentes de trânsito e três policiais da Polícia Militar do Distrito Federal, com o suporte de três guinchos.

Ação registrou que a maioria dos condutores flagrados em infrações operava com serviços de entrega por aplicativo | Foto: Divulgação/Detran-DF

Durante a fiscalização, os agentes registraram nove condutores com CNH vencida há mais de 30 dias e um com o direito de dirigir suspenso. Também foram autuados 18 motociclistas por escapamento alterado, oito por modificações no sistema de iluminação e outros 35 por diferentes tipos de infrações.

Segundo o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste, Wesley Cavalcante, o número de ocorrências evidencia comportamentos de risco. Ele destacou ainda que muitos dos condutores flagrados exercem atividades de entrega por aplicativo.

A Operação Sossego integra o conjunto de ações permanentes do Detran-DF, com apoio da PMDF, voltadas à redução da poluição sonora e ao aumento da segurança no trânsito. A estratégia busca retirar de circulação veículos com escapamentos adulterados, descarga livre ou sistemas comprometidos, além de coibir práticas perigosas nas vias.

Pavimentação garante acesso mais seguro à Escola Classe Córrego das Corujas, no Sol Nascente/Pôr do Sol

0

Obra leva asfalto, segurança viária e mobilidade no Sol Nascente/Pôr do Sol

Brasília, 25 de fevereiro de 2026 – O governador Ibaneis Rocha inaugurou a pavimentação da via que dá acesso à Escola Classe Córrego das Corujas. A intervenção integra o programa Caminho das Escolas, coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), e contemplou 5 quilômetros de asfalto, ampliando as condições de mobilidade, segurança e trafegabilidade para estudantes, profissionais da educação e moradores da região.

Com aporte de R$ 5,4 milhões, oriundos de emenda de bancada, os serviços envolveram terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de ações complementares, como implantação de canteiro e paisagismo.

Durante a entrega, Ibaneis Rocha ressaltou que a melhoria da infraestrutura viária no entorno das unidades escolares impacta diretamente o acesso à educação e o cotidiano da comunidade. A vice-governadora Celina Leão afirmou que a obra reforça o processo de urbanização e requalificação do Sol Nascente/Pôr do Sol.

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, Fauzi Nacfur, destacou os benefícios da pavimentação em área rural, especialmente nos períodos de seca e chuva, quando poeira e lama dificultavam o deslocamento. Segundo ele, a nova estrutura proporciona mais conforto e também ganhos indiretos à saúde dos moradores.

Cerca de 100 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, atendidos em horário integral, serão beneficiados diretamente. A execução da obra ainda gerou aproximadamente 50 empregos temporários.

A pavimentação elimina um problema histórico no acesso à escola, sobretudo em dias chuvosos, quando as condições da pista comprometiam o transporte escolar e o tráfego local. Com o asfalto, o trajeto passa a oferecer maior previsibilidade e segurança, favorecendo também agricultores que utilizam a via.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou que a iniciativa fortalece a permanência dos alunos na escola e melhora as condições de aprendizagem. Moradora da região, a agricultora Andrea Velásquez avaliou que a obra atende a uma antiga reivindicação da comunidade.

Desde o lançamento do Caminho das Escolas, em 2019, mais de 50 quilômetros de vias foram pavimentados, com investimentos superiores a R$ 41 milhões. Em 2025, nove escolas foram contempladas, somando 20 quilômetros de asfalto e cerca de R$ 27,8 milhões aplicados.

Pesquisa Atlas/Bloomberg aponta Flávio Bolsonaro à frente de Lula

0

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) mostra senador do PL com 46,3% contra 46,2% do presidente Lula, invertendo cenário de outubro e registrando maior variação em 10 semanas

Da Redação

A pesquisa Atlas Intel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (26) indica que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) em simulação de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026.

No levantamento mais recente, Flávio registra 46,3% das intenções de voto, contra 46,2% de Lula, com a diferença de 0,1 ponto percentual dentro da margem de erro de 2 pontos.

Comparado ao levantamento anterior, realizado há 10 semanas, o cenário registrou inversão completa: Lula caiu de 53% para 46,2% (-6,8 pontos percentuais), enquanto Flávio subiu de 41% para 46,3% (+5,3 pontos percentuais).

A pesquisa ouviu eleitores em todo o país e reflete o período pós-prisão preventiva de Jair Bolsonaro, decretada em novembro de 2025.

O estudo também testou cenários de primeiro turno, com Lula mantendo liderança, mas com redução de vantagem em relação a nomes da direita. A divulgação ocorre em momento de polarização acentuada, com a consolidação da candidatura de Flávio.

 

Operação CriptoGato desativa três mineradoras clandestinas no DF

0

Ação da Neoenergia com a PCDF apreende 384 máquinas ligadas ilegalmente à rede elétrica em São Sebastião

Fruto de parceria entre a Neoenergia e a 30ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, a segunda fase da operação CriptoGato identificou e desativou três mineradoras de criptomoedas que funcionavam de forma clandestina em São Sebastião (DF), com desvio direto de energia. A ação ocorreu na segunda-feira (23).

“A mineração de criptomoedas demanda elevada carga elétrica e estrutura dedicada”

Wilson Matias, supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia

Durante a fiscalização, foram apreendidas 384 máquinas de mineração que operavam ininterruptamente, 24 horas por dia. Os estabelecimentos foram interditados, tendo sido os responsáveis detidos e encaminhados à delegacia. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar possíveis crimes associados à atividade.

O esquema provocava instabilidade no fornecimento da região, afetando residências, comércios e produtores rurais. A estimativa é de um impacto financeiro superior a R$ 5 milhões, além de um consumo irregular equivalente ao atendimento de cerca de 34 mil moradias por mês.

Prejuízos

“A mineração de criptomoedas demanda elevada carga elétrica e estrutura dedicada”, explica Wilson Matias, supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia. “Nos imóveis vistoriados, os equipamentos estavam conectados de maneira irregular, sem medição, o que sobrecarregava o sistema e aumentava o risco de falhas e danos.”

Após o trabalho técnico da distribuidora, foram emitidos termos de ocorrência de irregularidade (TOIs) para cobrança da energia desviada, e as ligações clandestinas foram regularizadas.

A primeira etapa da operação CriptoGato ocorreu em janeiro deste ano, quando duas mineradoras foram desativadas. Na ocasião, o prejuízo estimado foi de R$ 400 mil, com volume de consumo comparável ao de aproximadamente 3 mil unidades residenciais mensais.

Segurança

O furto de energia, conhecido como “gato”, coloca em risco a vida de quem o pratica e da população. Além de ser perigoso, compromete o fornecimento de energia da região, podendo causar sobrecarga na rede, danos aos equipamentos e interrupções no abastecimento.

Furtar energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. O apoio da comunidade é fundamental para combater esse tipo de prática. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais da Neoenergia: telefone 116 ou presencialmente, nas nossas lojas de atendimento.

GDF envia à Câmara Legislativa projeto para fortalecer capital do BRB

Proposta autoriza reforço patrimonial e operações financeiras de até R$ 6,6 bilhões

O Governo do Distrito Federal enviou à Câmara Legislativa, nesta terça-feira (24), um substitutivo ao projeto de lei que autoriza medidas para reforçar a estrutura financeira do Banco de Brasília (BRB). A nova versão reduziu de 12 para nove o número de bens imóveis à disposição da instituição e passou a autorizar a realização de operações financeiras, inclusive com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), até o limite de R$ 6,6 bilhões, conforme as regras do Sistema Financeiro Nacional.

Segundo o governo local, o objetivo é garantir que o banco mantenha níveis adequados de capital e liquidez, em conformidade com as exigências do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil. “O BRB é responsável por apoiar políticas públicas de crédito, fomentar o desenvolvimento econômico local e operar serviços bancários da própria administração pública”, descreve a exposição de motivos, assinada pelo secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho.

No documento, o gestor destaca ainda que, como acionista controlador, o Distrito Federal tem o dever de assegurar a solidez patrimonial da instituição. “Incumbe ao Distrito Federal zelar pela solidez patrimonial da instituição, garantindo a adequada observância dos requisitos prudenciais estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil, especialmente aqueles relacionados a capital regulatório, liquidez e limites operacionais”, acrescenta.

O projeto de lei autoriza medidas para reforçar a estrutura financeira do BRB | Foto: Arquivo/Agência Brasília

 

Na prática, o texto cria instrumentos legais para que o Executivo possa recompor, ampliar ou reforçar o patrimônio do banco, com base em avaliação técnica e nas condições de mercado.

Lista de bens

O projeto também autoriza a utilização de nove bens imóveis pertencentes ao Distrito Federal e a empresas públicas como Terracap, Novacap, CEB Ipes e Caesb. “Essa nova lista é resultado de uma discussão ampliada com os técnicos da Terracap para permitir maior eficiência das soluções a serem apresentadas”, afirmou o titular da pasta, ao comentar a retirada de três imóveis do texto enviado na sexta-feira passada (20).

De acordo com o secretário, o texto deixa claro que não há venda automática de imóveis. “A proposta não determina a alienação imediata de qualquer bem. Ela apenas autoriza o governo a adotar medidas, se necessário, com base em critérios técnicos e dentro da legalidade”, destacou.

Caso haja eventual alienação, o projeto exige avaliação prévia de mercado, compatibilidade com o interesse público, respeito às normas urbanísticas e observância das regras de transparência e governança.

Confira os imóveis listados no projeto:

  • SIA Trecho Serviço Público, Lote F (Caesb);
  • SIA Trecho Serviço Público, Lote G (Distrito Federal);
  • SIA Trecho Serviço Público, Lote I (Distrito Federal);
  • SIA Trecho Serviço Público, Lote H (Distrito Federal);
  • SIA Trecho Serviço Público, Lote C (CEB);
  • SIA Trecho Serviço Público, Lote B (Novacap);
  • Taguatinga, QD 3, Conjunto A, Lote 1 (Distrito Federal);
  • Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN) – Antigo Lote da PM (Distrito Federal);
  • Gleba A, com 716 hectares (Terracap).