Início Site Página 108

Semana no Distrito Federal termina com 960 vagas de emprego disponíveis

0

Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 960 oportunidades profissionais disponíveis nesta sexta-feira (20). Os maiores salários são encontrados em uma vaga para gerente de loja e supermercado no Guará (R$ 3,5 mil), em uma para coordenador de eventos no Park Way (R$ 3 mil) e em três para atendente de mesa no Areal (R$ 3 mil), sendo estas últimas reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

As demais oportunidades oferecem salários a partir de R$ 1.621, distribuídas em diversas regiões administrativas. Para quem não tem experiência, há 200 chances para vendedor interno, 90 para repositor de mercadorias, 65 para operador de caixa, 54 para auxiliar de limpeza, 50 para ajudante de açougueiro, 40 para atendente de padaria, 45 para açougueiro, além de 95 para auxiliar de padeiro, de confeiteiro e de sushiman.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

Eleições 2026: Celina se consolida como favorita ao GDF, aponta pesquisa Veritá

0

Vice-governadora do PP registra 32,7% de menções espontâneas, refletindo o reconhecimento da população brasiliense pelo trabalho realizado na administração do Distrito Federal

Da Redação

A vice-governadora Celina Leão (PP) surge como a principal favorita à sucessão no governo do Distrito Federal nas eleições de 2026, segundo pesquisa do Instituto Veritá. No recall espontâneo, ela lidera com 32,7% das menções válidas entre os entrevistados que já indicaram um nome, posicionando-se de forma competitiva e demonstrando o apoio da população ao trabalho que vem sendo desenvolvido na administração pública.

Os dados reforçam que a vice-governadora colhe frutos do reconhecimento pela gestão conjunta com o governador Ibaneis Rocha (MDB), especialmente em áreas como infraestrutura, segurança pública e políticas sociais.

Essa avaliação positiva da população brasiliense consolida Celina Leão como nome de destaque na disputa, com forte potencial de vitória.

 

Dados técnicos da pesquisa

Instituto Veritá realizou 1.221 entrevistas no Distrito Federal entre 13 e 19 de março de 2026. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número DF 00559/2026.

 

Sol Nascente recebe etapa do Brasiliense de Motocross

0

Competição gratuita reúne pilotos e público até domingo

Brasília, 19 de março de 2026 — A pista de motocross do Sol Nascente passa a sediar, a partir desta quinta-feira (19), a 6ª etapa do Campeonato Brasiliense de Motocross. A competição reúne pilotos do Distrito Federal e de outras regiões do país até domingo (22) e faz parte do calendário oficial da Federação de Motociclismo do Distrito Federal. O evento conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e tem entrada gratuita para o público.

Ao longo de quatro dias, os espectadores poderão acompanhar disputas em diversas categorias, marcadas por saltos, ultrapassagens e corridas intensas, características do motocross. A competição prevê a distribuição de R$ 23 mil em premiações entre os vencedores.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, a realização do campeonato em diferentes regiões administrativas amplia o acesso ao esporte e promove benefícios à população. A iniciativa também contribui para fortalecer o calendário esportivo local e incentivar novos talentos.

Além das provas, o evento oferece estrutura voltada ao lazer, com vila gastronômica, feira de artesanato, espaço infantil com brinquedos infláveis e áreas de convivência, proporcionando uma programação voltada para toda a família.

As etapas anteriores da competição ocorreram em locais como a Arena BRB Mané Garrincha, além de regiões como Recanto das Emas, Guará II e Samambaia, consolidando o campeonato em diferentes pontos do Distrito Federal e Entorno.

Os interessados podem garantir a entrada gratuita por meio de retirada antecipada pela plataforma Sympla.

GDF autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional

0

Obras incluem Sala Villa-Lobos e modernização de espaços culturais

Brasília, 19 de março de 2026 — O Teatro Nacional Claudio Santoro avança em seu processo de revitalização com o início da segunda fase das obras, autorizada pelo governador Ibaneis Rocha. A nova etapa prevê a reforma da Sala Villa-Lobos, considerada a principal do complexo, além do foyer, do Espaço Cultural Dercy Gonçalves e da Sala Alberto Nepomuceno. O investimento total é de R$ 268,3 milhões.

De acordo com o chefe do Executivo, o projeto exige cuidados técnicos específicos por se tratar de um patrimônio histórico, com intervenções que precisam da aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A expectativa é devolver o equipamento cultural plenamente funcional para receber grandes espetáculos locais e nacionais.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do teatro como símbolo cultural e destacou que a conclusão das obras deve consolidar o espaço tanto na memória quanto no futuro da capital.

Claudio Abrantes: “A Villa-Lobos é a grande sala, é uma sala icônica, que vai ser entregue para a população em altíssimo nível, no nível das grandes salas do país e do mundo”

Os serviços serão executados pelo Consórcio Porto Belo Brasil, sob coordenação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital, e incluem não apenas restauração, mas também modernização. Entre as melhorias previstas estão adequações em acessibilidade, sistemas de combate a incêndio e aprimoramento acústico e cenográfico.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destacou o impacto da reabertura gradual do teatro. Segundo ele, a Sala Martins Pena, entregue na primeira etapa, recebeu mais de 150 espetáculos em um ano, evidenciando a demanda da população por espaços culturais.

O Teatro Nacional havia sido fechado em 2014 devido à necessidade de reformas estruturais. A reabertura parcial ocorreu em dezembro de 2024, após intervenções iniciais que incluíram atualização das instalações elétricas e hidráulicas, criação de saídas de emergência e substituição de materiais inadequados, com investimento de R$ 70 milhões.

Com a nova fase, o governo pretende concluir a recuperação de um dos principais equipamentos culturais do país, ampliando o acesso da população à arte e à cultura.

Março Azul alerta para o câncer de intestino e reforça a importância da prevenção

0

Campanha Março Azul reforça prevenção e exames regulares

Brasília, 19 de março de 2026 — O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, pode evoluir de forma silenciosa, sem apresentar sinais nas fases iniciais. Essa característica torna fundamental a realização de exames preventivos, estratégia que aumenta as chances de tratamento eficaz e reduz o risco de complicações. A campanha Março Azul 2026 tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a previsão é de que mais de 53 mil novos casos da doença sejam registrados no país em 2026. Trata-se de um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil, ficando atrás apenas dos de mama e próstata, quando desconsiderados os casos de câncer de pele não melanoma. Com o tema “Jornada da Vida”, a campanha destaca a necessidade de ampliar o rastreamento precoce.

Embora inicialmente discreta, a doença pode apresentar sintomas à medida que avança, como presença de sangue nas fezes, alterações no funcionamento do intestino, dor abdominal contínua, anemia e perda de peso sem causa definida. Diante desses sinais, a recomendação é procurar atendimento médico.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a prevenção segue como uma das formas mais eficazes de enfrentamento da doença. Entre as orientações estão manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, controlar o peso corporal, praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, álcool e tabaco. A realização de consultas periódicas, especialmente a partir dos 45 anos, também é indicada.

Também chamado de câncer colorretal, o câncer de intestino é um dos mais comuns no país, atrás apenas dos cânceres de mama e de próstata | Foto: Divulgação/Ebserh

Na rede pública, o acesso aos serviços ocorre prioritariamente pelas unidades básicas de saúde. Nessas unidades, os pacientes passam por avaliação inicial e podem ser encaminhados para exames de rastreamento, como o teste de sangue oculto nas fezes. Em casos positivos, há encaminhamento para exames complementares, como a colonoscopia.

Dados da Secretaria de Saúde apontam crescimento na realização desses exames. Em 2025, foram feitos cerca de 4,4 mil testes de sangue oculto nas fezes, um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

A campanha Março Azul é promovida por entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Federação Brasileira de Gastroenterologia. Entre as ações previstas estão a iluminação de prédios públicos e a divulgação de informações sobre exames preventivos, como o teste fecal imunoquímico.

Especialistas destacam que a detecção precoce pode elevar significativamente as chances de cura, podendo chegar a até 90% de sucesso no tratamento. A orientação é iniciar os cuidados preventivos antes dos 45 anos, especialmente para pessoas com histórico familiar da doença.

Hospital de Santa Maria reforça segurança no uso de medicamentos

0

Novo fluxo com apoio digital reforça segurança dos pacientes e reduz riscos durante internação

Brasília, 19 de março de 2026 – O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), implantou um novo modelo de análise de prescrições médicas que reforça a segurança dos pacientes internados.

A principal mudança é a antecipação da avaliação feita pela farmácia clínica. Agora, antes da liberação dos medicamentos, as prescrições passam por análise de um farmacêutico clínico, com apoio da plataforma digital MV Soul, que integra todo o processo — da prescrição à dispensação.

Mais segurança no uso de medicamentos

Segundo Thales Teódulo, chefe do Serviço de Farmácia Clínica, o novo fluxo inverte a lógica anterior. Antes, a dispensação ocorria primeiro, e a análise clínica vinha depois. Agora, a avaliação é feita previamente, permitindo identificar possíveis problemas.

Entre os pontos analisados estão:

  • Erros de dosagem;

  • Interações medicamentosas;

  • Duplicidades terapêuticas;

  • Inadequações clínicas.

A medida contribui para o uso mais seguro e racional dos medicamentos, reduzindo riscos durante o tratamento.

O processo ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, abrangendo todas as prescrições emitidas nesse período. Em casos de urgência, o fluxo é flexibilizado, com liberação automática para garantir rapidez no atendimento.

Atualmente, cerca de 260 prescrições são avaliadas diariamente na unidade.

Implantação gradual

A iniciativa vem sendo implementada de forma progressiva desde outubro de 2025. A primeira fase contemplou a UTI adulta e a clínica médica. Agora, o modelo está sendo ampliado para a UTI Neonatal e a pediatria.

O projeto foi desenvolvido por Thales Teódulo e Elisson Oliveira, com base em experiência anterior no Hospital Cidade do Sol, também administrado pelo IgesDF.

Cultura de qualidade e segurança

A análise prévia permite identificar inconsistências, como erros de dose, interações medicamentosas, duplicidades terapêuticas e inadequações clínicas

De acordo com Elisson Oliveira, a adesão das equipes médicas tem sido positiva, já que o modelo é comum em hospitais privados. Os principais desafios iniciais envolveram o alinhamento entre as equipes de farmácia clínica e hospitalar, etapa já superada.

Ainda pouco difundido na rede pública, o modelo coloca o HRSM como uma das referências no Distrito Federal em segurança do paciente.

A expectativa é expandir o sistema para toda a unidade até o fim do ano, consolidando uma cultura institucional baseada na qualidade do cuidado e na excelência dos processos assistenciais.

Detran-DF abre curso para transporte coletivo de passageiros

0

Capacitação gratuita tem vagas limitadas e começa em abril

Brasília, 19 de março de 2026 — Interessados em atuar na condução de veículos de transporte coletivo de passageiros já podem se inscrever em curso especializado oferecido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal. As aulas estão previstas para ocorrer entre os dias 8 e 29 de abril, sempre em dias úteis, no período noturno, das 18h às 22h20, na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na Asa Sul. A formação terá carga horária total de 50 horas-aula.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na EPT, mediante agendamento prévio feito pelo aplicativo Detran-DF Digital ou pelo Portal de Serviços do órgão. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas.

Para participar, é necessário ter no mínimo 21 anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E e não estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado, nem cumprindo penalidades relacionadas a crimes de trânsito ou decisões judiciais.

O curso será gratuito para mulheres e para homens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Já os demais candidatos do sexo masculino poderão participar mediante pagamento de taxa no valor de R$ 390.

Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail disponibilizado pelo Detran-DF.

Operação Cripto Gato desativa mineradora clandestina no Distrito Federal

0

Ação da Neoenergia com a PCDF apreende 160 máquinas ligadas ilegalmente à rede elétrica em São Sebastião

Em parceria com equipes da 30ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Neoenergia deflagrou, nesta quarta-feira (18), a terceira fase da Operação Cripto Gato. A força-tarefa identificou e desativou uma mineradora de criptomoedas que funcionava de forma clandestina em São Sebastião, com desvio direto de energia.

“As ações de combate ao furto de energia continuarão em todo o Distrito Federal, garantindo segurança e qualidade no fornecimento”

Wilson Matias, supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia 

Foram apreendidas 160 máquinas de mineração que operavam ininterruptamente, além de um transformador. O local foi interditado, e a PCDF instaurou inquérito para apurar possíveis crimes relacionados à atividade.

O esquema, denominado pela PCDF como Satoshi Fase II, causava instabilidade no fornecimento da região, afetando residências, comércios e produtores rurais. A estimativa é de impacto financeiro superior a R$ 1,5 milhão, com consumo irregular equivalente ao de mais de 10 mil moradias por mês.

“Temos intensificado a fiscalização sobre esse tipo de atividade diante das irregularidades identificadas”, afirma o supervisor de Recuperação de Energia da Neoenergia, Wilson Matias. “A mineração de criptomoedas exige alta demanda energética e infraestrutura adequada. No imóvel vistoriado, os equipamentos estavam conectados de forma irregular, sem medição, o que sobrecarregava o sistema e aumentava o risco de falhas e danos. As ações de combate ao furto de energia continuarão em todo o Distrito Federal, garantindo segurança e qualidade no fornecimento.”

A primeira etapa da Cripto Gato ocorreu em janeiro deste ano, quando duas mineradoras foram desativadas, com prejuízo estimado em R$ 400 mil e consumo equivalente ao de cerca de 3 mil residências por mês. Já na segunda fase, no fim de fevereiro, a operação fechou três unidades, com perdas estimadas em R$ 5 milhões e consumo comparável ao de aproximadamente 34 mil unidades residenciais mensais.

Segurança

O furto de energia, conhecido como “gato”, coloca em risco a vida de quem o pratica e da população. Além de ser perigoso, compromete o fornecimento de energia da região, podendo causar sobrecarga na rede, danos aos equipamentos e interrupções no abastecimento.

Furtar energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.

O apoio da comunidade é fundamental para combater esse tipo de prática. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais da Neoenergia: telefone 116 ou presencialmente em nossas lojas de atendimento.

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas; inscrições vão até 5 de abril

0

O programa do GDF ampliar o acesso à capacitação profissional, oferecendo oportunidades gratuitas para a população do Distrito Federal por meio de unidades móveis de ensino

O Governo do Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), anunciou a abertura de 1.266 vagas para cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel – 5ª Etapa – 4º Ciclo. As inscrições estarão disponíveis de 19 de março a 5 de abril e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no portal oficial da secretaria, clicando aqui.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à capacitação profissional, oferecendo oportunidades gratuitas para a população do Distrito Federal por meio de unidades móveis de ensino.

Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no site da Sedet-DF dentro do prazo estabelecido. A seleção contempla diferentes áreas de formação, com foco na inserção e reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho.

De acordo com o edital, o projeto busca atender à demanda por qualificação em diversas regiões administrativas, facilitando o acesso da população aos cursos por meio de estruturas itinerantes. Mais informações sobre os cursos, critérios de participação e cronograma completo podem ser consultadas no portal oficial da secretaria.

Clique aqui e confira o edital. Faça sua inscrição clicando aqui.

Agências do trabalhador oferecem 813 vagas de emprego nesta quinta-feira

0

Interessados devem cadastrar o currículo em aplicativo ou ir a uma agência, das 8h às 17h, durante a semana

As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 813 oportunidades profissionais disponíveis nesta quinta-feira (19). Os maiores salários são encontrados em uma vaga para eletricista (R$ 4 mil), uma para engenheiro civil (R$ 4 mil), uma para gerente de loja e supermercado (R$ 3,5 mil), duas para operador de guindaste móvel (R$ 3 mil) e uma para coordenador de eventos (R$ 3 mil), localizadas no Park Way, Guará, Gama e sem ponto fixo de atuação.

O setor varejista é destaque em relação à demanda por novos funcionários. Empregadores buscam por 202 vendedores em Taguatinga e na Asa Sul, com salários de R$ 1.621 a R$ 1.689, sem exigência de escolaridade nem experiência. Além disso, há 75 postos para repositor de mercadorias e 55 para operador de caixas com salários a partir de R$ 1,7 mil no Riacho Fundo II, Samambaia e sem local fixo.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).