spot_img

Secretária do Entorno destaca a importância do transporte semiurbano e critica negligência da União

Mais em

Maria Carol Fleury ressalta que o governo federal não pode ignorar os problemas enfrentados no transporte público semiurbano, como greves constantes, de responsabilidade da ANTT

A greve dos rodoviários da Empresa Taguatur entra no seu terceiro dia e levanta preocupações para o governo de Goiás, que há cinco anos busca a consolidação de um consórcio negado pela Agência de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo sistema de transporte semiurbano da região. A empresa atende Águas Lindas de Goiás, a cidade mais populosa do Entorno do Distrito Federal.

Nesta terça-feira (28), Carol Fleury de Lima, secretária do Entorno do Distrito Federal, vinculada ao governo do Estado de Goiás, afirmou ao RadarDF que a greve dos rodoviários da Taguatur afeta diariamente mais de 70% da população trabalhadora de Águas Lindas.

“Isso representa mais de 125 mil pessoas que deixam de ser transportadas pelo sistema semiurbano, causando prejuízo econômico à cidade e, principalmente, aos usuários que trabalham em Brasília, que são obrigados a recorrer a transportes piratas e inseguros”, afirmou.

A secretária enfatizou que a crise no transporte do Entorno só será resolvida com a formação de um consórcio com tarifa técnica subsidiada pelos governos de Goiás, do Distrito Federal e da União, embora o transporte semiurbano do Entorno seja de responsabilidade exclusiva da ANTT.

“O governador Caiado já se ofereceu, desde o início de seu mandato, para colaborar com um terço dos investimentos do consórcio, mas é necessário que o Governo Federal e o Governo do DF garantam igual participação.”

Carol Fleury ressaltou que o transporte semiurbano do Entorno é caro, de péssima qualidade e coloca a vida dos usuários em constante perigo.

“As empresas utilizam ônibus antigos e atrasam os salários de seus funcionários. No final, quem sofre as consequências e é prejudicado é a população.”

A secretária informou que o governo de Goiás elaborou o projeto do consórcio, mas até o momento não houve manifestação por parte da União.

Caroline Fleury destacou que a questão do transporte público nas cidades do Entorno se tornou um problema social difícil de ser resolvido sem o empenho de todos os setores governamentais.

Segundo o portal RadarDF, na tarde desta quarta-feira (28), os rodoviários teriam declarado o fim da greve e prometido o retorno imediato de 70% dos ônibus. A partir de amanhã (29), está prevista a retomada de 100% da frota no sistema público de transporte em Águas Lindas. No entanto, essa informação ainda não foi oficialmente confirmada.

Com informações do Portal Radar DF

Últimas Notícias