7 Dicas para o estagiário se tornar indispensável e conquistar a vaga efetiva

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A especialista em Gente & Gestão Cláudia Danienne – psicóloga organizacional que atua há quase 30 anos na área de RH no mercado corporativo, destaca sete passos para o profissional em formação ganhar notoriedade na empresa

As expectativas para os profissionais em formação que buscam por estágio são otimistas. De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Integração Empresa-Escola, a projeção é de crescimento na ordem de 13,3% nas vagas de estágio no segundo semestre de 2022. E, para 2023, a alta deve ser de 8,3%.

Cláudia Danienne, que é psicóloga organizacional e atua com recursos humanos há quase 30 anos no mercado corporativo, faz algumas observações importantes para que o estagiário se torne indispensável e garanta a vaga efetiva no final do curso acadêmico.  “O estagiário deve ter em mente que ele precisa demonstrar muita vontade de aprender, se desenvolver e seguir sendo um colaborador percebido com importância nos desafios. Então, o destaque é para atitude”, estimula a especialista.

Ela ressalta que a atitude reflete na compreensão do profissional sobre como as coisas acontecem na organização, empresa. E que isso é visto como foco no processo e nos procedimentos. “A partir desse entendimento, o estagiário poderá trazer ideias de melhoria contínua, de contribuição em prol de potencialização de resultados”, complementa Cláudia.

A psicóloga organizacional sugere sete passos para que o estagiário possa se destacar durante o período de trabalho. São eles:

–  Não ter medo, timidez ou receio de compartilhar sugestões. A dica aqui é a Humildade, saber ouvir os que possuem maior experiência e acreditar que pode somar.

–  Atitude de entusiasmo: toda tarefa que receber como demanda, ou que por iniciativa, é necessário realizar, fazer com vontade. Demonstre interesse.

– Atitude íntegra e ética: não se envolver em fofocas, não ter uma curiosidade invasiva no aspecto pessoal dos colegas, líderes, equipe etc.

– Ser proativo e não procrastinar: nada de ficar preocupado com os horários de pausas, ir embora mais cedo ou faltar sem o compromisso de informar o motivo. Se responsabilizar a suprir o dia ou tarefa que não conseguiu honrar.

– Evite ficar em um mundo paralelo com fones de ouvido, conectado indiscriminadamente no celular. Nada de selfies, redes sociais, sites indevidos em um ambiente profissional.

– Esteja atento à sua apresentação pessoal: adequação do estilo de roupa ao ambiente profissional faz toda a diferença.

– Siga sempre se qualificando: fale inglês, tenha interesse em outro idioma, seja tecnológico, seja empático, seja visionário, equilibre habilidades técnicas e comportamentais, isso é fundamental.

Cláudia finaliza alertando que é preciso manter o aprendizado constante, estudar, observar, ouvir muito, engajar e, principalmente, interagir com os mais experientes e mais velhos de idade.

 

Sobre Cláudia Danienne:

Empresária com know-how de mais de 25 anos de mercado profissional, com diversificadas experiências ligadas a Recursos Humanos, tornando-se uma referência em Gente & Gestão. À sua formação inicial de Psicóloga, agrega cursos complementares na Harvard Business School, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em Boston, nos Estados Unidos), na FDC/ INSEAD na França-além de Disney Institute (EUA), IBMEC (Rio de Janeiro), entre outras instituições de renome.

Cláudia tem vasta experiência em processos de desenvolvimento de cultura corporativa, liderou por RH mais de 20 projetos de fusão e aquisição de empresas, passou por um desafiador processo de abertura de capital IPO, desenvolve como grande força atual para seus clientes palestras e projetos sobre: excelência em serviços -com ênfase em atendimento, implantação de projetos para alta performance e produtividade-, programas de desenvolvimento de líderes, atividades de engajamento, implantação  de Universidade Corporativa, plano estratégico para desenvolver ou transformar a área de RH, hunting, mentoria, projetos de qualidade e clima etc.

A profissional também é chairperson do comitê de Pessoas da Amcham BR, no Rio de Janeiro -Câmara de Comércio Americana- e sócio-fundadora da Degoothi Consulting, empresa de consultoria com diferentes clientes corporativos e pessoa física, prestando serviço em projetos voltados para Gente & Gestão.

Instagram: @claudiadanienne.insights

Site: www.degoothi.com.br

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