José Humberto explica nova política habitacional do DF e criação do Instituto da Terra

Mais em

Secretário de Governo foi o convidado da Sala de Imprensa da Associação Brasileira de Portais de Notícias

Em uma entrevista concedida na Sala de Imprensa da ABBP, o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, revelou importantes novidades na gestão fundiária liderada pelo governador Ibaneis Rocha. Durante a entrevista, realizada na noite desta terça-feira (23), José Humberto anunciou que na próxima segunda-feira (29), uma reunião no Palácio do Buriti apresentará ao governador a nova política habitacional do Distrito Federal.

Uma das principais novidades reveladas é a criação do Cheque Moradia, um programa que subsidiará a entrada em financiamentos imobiliários com um valor de R$ 15 mil. O secretário informou que o projeto já está pronto e tem como meta inicial a construção de 80 mil moradias a médio e longo prazos. Após a reunião com o governador, o projeto será encaminhado à Câmara Legislativa para avaliação e possíveis ajustes.

Diversos órgãos estão envolvidos no planejamento da política habitacional, incluindo a Terracap, Codhab, BRB, Seduh e Secretaria de Governo. José Humberto destacou que houve uma mudança significativa na política habitacional do governo federal, sob a gestão de Lula, e que essa alteração impactará diretamente o Distrito Federal. O secretário também ressaltou que contatos preliminares já foram feitos com o Ministério das Cidades e com a Presidência da República para tratar dessas mudanças.

Além da política habitacional, outro tema abordado na entrevista foi a criação do Instituto da Terra, uma instituição responsável pela regularização e venda de imóveis públicos no Distrito Federal. O objetivo é garantir maior eficiência e segurança ao setor e coibir invasões.

O Instituto da Terra foi criado recentemente, há cerca de 15 dias, e sua nova diretoria já tomou posse. Trata-se de uma empresa subsidiária da Terracap, escolhida como a forma mais ágil de viabilizar a criação do instituto.

A expectativa é de que o Instituto da Terra proporcione melhores condições para que agricultores recebam a titularidade da terra e possam produzir com segurança jurídica, além de oferecer fomento e incentivos ao produtor rural. Essa novidade deverá ser apresentada durante a AgroBrasília.

Com essas medidas, o governo do Distrito Federal busca promover melhorias no setor habitacional, fornecer moradias acessíveis e regulares para a população, bem como garantir segurança e estímulo à produção agrícola.

Veja a íntegra da entrevista:

Últimas Notícias